Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Teatro de emoções, sutilezas e imaginação em Caruaru

“O homem velho”, de Marcelo Braga, abre a programação teatral em Caruaru / Divulgação.

“O homem velho”, de Marcelo Braga, abre a programação teatral em Caruaru / Divulgação.

As artes cênicas têm espaço garantido na programação do FPNC Caruaru 2013. Uma programação recheada de espetáculos emocionantes e profundos vai invadir o cotidiano da cidade nos próximos dias. E o ponto de encontro é o Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru.

Abrindo a programação, na noite de ontem(14/5), “O homem vermelho”, do bailarino Marcelo Braga, prendeu a atenção do público em uma trama instigante e curiosa. Mais do que um espetáculo de dança contemporânea, é um corajoso recorte de um difícil momento da vida de Braga, quando foi acometido por um raro linfoma de pele. A clausura imposta por sua dolorosa trajetória – restrita à janela do seu apartamento em Copacabana e a hospitais e clínicas médicas – lhe pôs a observar o mundo através de uma ótica de profunda delicadeza, que resultou na  transformação da sua vida em arte, desnudando emoções. A concepção do espetáculo é do próprio bailarino e teve o suporte de alguns amigos, possibilitando um diálogo de linguagens artísticas, com a colaboração da atriz Simone Spoladore, da artista visual Laura Erber, do cineasta Walter Carvalho e do músico Domenico Lancelloti, e com a assistência de direção da bailarina Laura Sam.

“O fio mágico”, da Mão Molenga Teatro de Boneco, é voltado para crianças / Divulgação

“O fio mágico”, da Mão  Molenga Teatro de Boneco, é voltado para crianças / Divulgação

A programação segue hoje(15/5), quando o Limeira Rosal recebe a peça “Frei Molambo”, texto de Lourdes Ramalho, com direção de Severino Florêncio. Um cavaleiro bíblico, mítico, decide sair pelo mundo pregando e ensinando aos povos as profecias bíblicas, atraindo multidões. Ele faz um acordo com seu anjo protetor: para cada erro cometido em sua jornada, dará um rasgão em sua roupa. Ao longo do caminho, se auto-flagela sem piedade, rasgando-se, até encontrar um ser misterioso que o transformará e o tornará humilde, divinamente humano, ou humanamente divino.

O espetáculo “Duas mulheres em preto e branco” é a opção da sexta (17/5). Sob a direção de Moacir Chaves, o espetáculo é baseado num conto do livro “Retratos imorais”, de Ronaldo Correia de Brito, que se passa no Recife. Fala das experiências de uma geração que ora via a vida em preto e branco – nos anos da ditadura militar – e ora multicolorida, pelas lentes da contracultura. É às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal.

Teatro para infância e juventude

O fim de semana teatral em Caruaru é dedicado às crianças e aos jovens.  No sábado (18/5), o Mão Molenga Teatro de Bonecos apresenta, às 16h, no Teatro Rui Limeira Rosal, o espetáculo “O fio mágico”, que conta a história de Gérard, um menino impaciente que recebe o dom de adiantar o tempo manipulando o fio de sua própria vida. Porém, ele não esperava que fosse se deparar com problemas inevitáveis, como os conflitos entre o bem e o mal, o envelhecimento e a morte.

“Conto de retalhos” encerra a programação teatral do festival, no domingo (19/5). O espetáculo infantil de contações de histórias se divide em três momentos: um neto que aprende de forma simples e emocionante a conhecer e decifrar as lembranças e os sentimentos, com a ajuda de sua avó; outro menino que mora ao lado de um abrigo de idosos e é amigo de uma velhinha que perdeu a memória; e uma vovó que adora viajar e aprender coisas sobre outros países e outras culturas, mas tudo isso sem precisar sair de casa. O espetáculo traz, de forma simples, lúdica e poética temas como saudade, memória, respeito e descobertas, além do incentivo ao prazer da leitura e do resgate da convivência entre pessoas de diferentes idades e da valorização e do enriquecimento das relações afetuosas entre netos e avós. É às 16h.

Confira a programação abaixo:

Quarta (15/5)
Frei Molambo
10h
Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru

Sexta (17/5)
Duas Mulheres em Preto e Branco
20h
Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru

Sábado (18/5)
Fio Mágico
16h
Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru

Domingo (19/5)
Conto de Retalho
16h
Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc Caruaru

< voltar para home