Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Toritama discute moda sustentável

A moda está presente no Festival Pernambuco Nação Cultural do Agreste Setentrional, através da cidade de Toritama, que recebe uma série de atividades voltadas para a difusão e a educação na área. A sustentabilidade é o tema que norteia as atividades, entre elas uma mesa redonda, um workshop e ainda um desfile, que acontece na próxima sexta-feira (31/8), enfatizando o jeans, um dos principais produtos da produção têxtil do município. Esta edição do FPNC também é o momento de lançamento do Programa Moda para Todos, realizado pelos Ativistas da Moda em parceria com as assessorias de Design e Moda e Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A primeira ação está programada para a tarde de hoje (29/8), a partir das 14h30, na Secretaria de Cultura de Toritama: uma mesa redonda composta por Luciano Gonçalo, coordenador de Economia Criativa da Secult/PE; Leopoldo Nóbrega, dos Ativistas da Moda; Edilson Tavares, representante do Centro de Referência da Moda; Maria de Fátima, professora do curso de Design de Moda da Fadire; além de um representante do Senai, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Para Luciano Gonçalo, o encontro de hoje deve levantar a discussão sobre a inserção de uma indústria de moda que caminhe junto à indústria do vestuário já existente. “Precisamos pensar numa indústria da moda criativa, que seja inclusiva e pense a diversidade cultural, e agregar valor simbólico. As peças de moda devem ser algo que possa competir com o mercado, centrado no volume da produção”, argumenta o coordenador de Economia Criativa da Secult/PE.

Na quinta-feira (30/8), é dia de por em prática novos conceitos de moda no workshop “O jeans que se transforma em renda”, realizado na Casa Paroquial, a partir das 9h30. Quinze alunos recebem instruções de Ivoneide Silva, de Pesqueira, para transformar a maneira de produzir em jeans, experimentando algumas habilidades da arte da renda no tecido que deu fama às cidade de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. “A mensagem de aproximar a renascença do jeans, pelo viés dos resíduos, da sustentabilidade, e associando à prática artesanal da renda, será o grande aprendizado desta oficina”, comenta Leopoldo Nóbrega, integrante dos Ativistas da Moda.

E encerrando as ações de Design e Moda no festival,  a Praça Nossa Senhora da Conceição vira palco na sexta (31/8) do desfile “Tributo Fashion: Pernambuco Sustentável”, promovido pelos Ativistas da Moda em parceria com a Secult/Fundarpe. Segundo Ana Lira, assistente da Assessoria de Design e Moda, toda a produção para a passarela será montada na principal praça de Toritama. Leopoldo Nóbrega antecipa que a coleção exibida durante o desfile é fruto da criação de dez ativistas com base no material sustentável coletado de indústrias de Caruaru, Pesqueira, Toritama e do Recife. “Através de 18 looks queremos mostrar a necessidade de atentar para o aproveitamento, o desperdício e a ideia de uma moda autoral”, explica Leopoldo, que enfatiza também a ideologia do tributo como um momento para os criadores darem as mãos. “A coleção vai se transformando. A cada momento que temos, como o workshop que acontece na quinta, vamos construindo mais produtos”, diz Nóbrega. A produção de acessórios feitos durante o workshop também fará parte do desfile.

Moda para Todos
O Programa Moda para Todos, que será lançado no festival pelos Ativistas da Moda em parceria com as assessorias de Design e Moda e Economia Criativa, propõe a difusão e a educação de moda com ênfase nos conceitos de sustentabilidade, inclusão social, responsabilidade ambiental e empreendedorismo sustentável para a sociedade. Através da moda, a proposta é estabelecer uma nova plataforma de sensibilização, democratizando as oportunidades do saber, bem como o fortalecimento cultural de Pernambuco.

Serviço:

29/8 – Mesa redonda: Moda para Todos
Local: Secretaria de Cultura de Toritama
Horário: 14h30

30/8 – Workshop: o Jeans que se Transforma em Renda (15 vagas)
Local: Casa Paroquial
Horário: 9h30

31/8 – Desfile: Ativistas da Moda | “Tributo fashion: Pernambuco sustentável”
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
Horário: 18h

< voltar para home