Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Um festival de homenagens ao rei do baião

O FPNC Viva Gonzagão começa nesta sexta-feira (6) e segue até o domingo (15/12), com shows, debates, oficinas, encontros de sanfoneiros e muito mais

05.12 FPNC Gonzagão

Mostra no Exu vai exibir a sanfona de 8 baixos de Seu Januário e outras peças do rei do baião. Foto: Acervo do Memorial Luiz Gonzaga

O primeiro fim de semana do Festival Pernambuco Nação Cultural em Exu promete emocionar moradores e visitantes em momentos de celebração do rico legado do rei do baião.

A exposição “100 anos de Gonzagão – Jornada Gonzagueana”, com objetos pessoais do filho ilustre do Exu abre nesta sexta (6/12) e segue até o último dia de festival (15/12).

Com curadoria de Reginaldo Silva, que foi amigo pessoal do mestre Gonzagão, a mostra tem 14 anos de existência e já viajou pelo país inteiro. Entre outras peças, integram a exposição a sanfona de 8 baixos que foi de Seu Januário e uma outra sanfona que simboliza os 50 anos de carreira do mestre. Porém, destaca Reginaldo, “o principal dessa exposição é o que eu carrego pras escolas, pras universidades. O trabalho que a gente faz mostrando a importância dele para a nação, o que ele quis dizer com a música que ele cantou dentro de um contexto político, educacional”. Além de curador da mostra, Reginaldo vai promover palestra itinerante nas escolas sobre a exposição, onde contará um pouco da história das canções e pontuar a relevância da obra de Gonzaga.

Ainda na tarde de sexta-feira, o ato “As Marias de Luiz vão à Câmara”, promovido pelo Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres do Exu e pela Secretaria da Mulher, vai discutir políticas públicas como forma de coibir a violência contra as mulheres. Pernambuco ocupa hoje o 10º lugar no ranking nacional de assassinato de mulheres. A ação, de acordo com Elenilda Moreira, presidenta do conselho, busca “chamar atenção do poder legislativo para criação de espaços que possam acolher essas mulheres e fortalecer a política”.

Abertura Oficial

Logo depois, uma “procissão” de sanfoneiros vai ocupar as principais ruas da cidade para marcar a abertura oficial da programação de aniversário de Gonzagão. O cortejo sairá da Praça Luiz Gongaza e terá a participação dos sanfoneiros do Exu, de alunos do ponto de cultura Alegria de Pé de Serra, da Ong Parque Aza Branca, de escolas e grupos culturais da cidade.

Forró como Patrimônio Imaterial

Seguindo a programação, às 19h acontecerá um fórum para tornar o forró patrimônio imaterial. Estará presente da discussão o IPHAN da Paraíba e representantes das secretarias de cultura no Município, de Pernambuco, do Ceará e da Paraíba. Duas orquestras de sanfona: Balaio Nordeste (PB) e a Orquestra Sanfônica de Açu (RN) vão encerrar o evento.

Fotografia do Araripe e do Cariri

No sábado (7), acontecerá o I Encontro de Fotógrafos da Região do Araripe e do Cariri, do qual participarão fotógrafos profissionais e amadores. Participarão da roda de debates artistas do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Ceará e de Pernambuco. Os convidados também vão ministrar oficinas de 10 a 14/12, dentro da programação do festival. “Tem muita gente aqui no Exu com vontade de aprender fotografia. Quisemos trazer profissionais, exposições fotográficas pra população ver”, diz Lelo Santana, fotógrafo pernambucano organizador do encontro.

Confira detalhes da programação desta sexta e sábado:

SEXTA-FEIRA (06/12)

Abertura da Exposição 100 anos de Gonzagão – Jornada Gonzagueana
Local: Casarão da Cultura (Sede da Secretaria de Cultura)
Horário: 09h

Ato Legislativo – As Marias de Luiz vão a Câmara
Local: Câmara de Vereadores do Exu
Horário: 14h

Procissão dos Sanfoneiros da Região do Araripe
Concentração: Praça Luiz Gonzaga
Horário: 17h

I Fórum de Registro das Matrizes do Forró Pé de Serra como Patrimônio Imaterial do Brasil
Local: Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Horário: 19h

Apresentação das Orquestras Sanfônicas Balaio Nordeste (PB) e Açu (RN)

Exposição de Danças e Artesanatos das famílias do PBF – Programa Bolsa Família.
Local: Praça Padre João Batista
Horário: A partir das 20h

SÁBADO (07/12)

I Encontro de Fotógrafos da região do Araripe – Mesa Redonda com os fotógrafos Mauricio Scerni (RJ), Renato Soares (SP) e Rubens Venâncio (URCA, CE).
Tema: Universo sócio-cultural da fotografia
Local: Auditório da Escola Barão do Exu
Horário: 19h

< voltar para home