Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Uma boa dose de lirismo e nostalgia

Um Bloco em Poesia participou do encontro (Foto: Costa Neto)

Um Bloco em Poesia participou do encontro (Foto: Costa Neto)

Por Duda Martins

Um cheiro de saudade pairou no ar no segundo dia de cortejo do FPNC em Gravatá. A noite de ontem (12/9), destinada à poesia dos blocos líricos, reuniu sete grupos que cantavam afinado e dançavam em clima de harmonia e muita, muita nostalgia.

O roteiro foi quase o mesmo do cortejo de cultura popular realizado na terça (11/9), quando os grupos também tiveram a chance de desfilar os seus ritmos. Ontem já não se ouviu tanto batuque. Com orquestras de pau e corda, as agremiações Flor da Lira, de Olinda; Um Bloco em Poesia, Bloco das Ilusões, Amantes das Flores, de Camaragibe; e Flabelo Encantado e o Bloco Saudade em Folia, da própria Gravatá, encheram a cidade com seu romantismo e fizeram coro ao entoar clássicas como “Evocação”, “Terceiro dia”, “Madeira do Rosarinho” e “Flabelo das ilusões”.

Assistindo bem de perto, Antônio Júlio, de 11 anos, ficou encantado com tudo o que estava presenciando. “Eu já disse a minha mãe que quero participar. Gostei mais das músicas, das roupas e das cores”, resumiu. E não havia como não se envolver com a alegria das agremiações, que cantavam lindas histórias, sempre com um sorriso no rosto. No meio disso tudo encontramos Léa Lucas, figura emblemática do Recife, conhecida na cena artística. Ela, que aos 83 anos acumula inúmeros prêmios como bailarina, cantora e atriz, também já foi miss simpatia e musa da boa idade. Há mais de 25 carnavais desfila com o Bloco das Ilusões: “Eu sempre fui foliã. Adoro tudo isso. Um dia me chamaram para eu entrar no bloco e eu nunca mais quis sair.”

A apoteose aconteceu na Praça 10 de Novembro, onde todos os grupos se uniram para fazer um grande coro, cantando em uma só voz: “Quem tem saudade não está sozinho, tem o carinho da recordação…”

Público acompanhou em coro (Foto: Costa Neto)

Público acompanhou em coro (Foto: Costa Neto)

< voltar para home