Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Workshop de iniciação instrumental reúne estudantes de Caruaru

Possuindo como objetivo principal ensinar a base de técnicas direcionadas ao ritmo predominante do Agreste, o workshop “Iniciação de instrumentos de percussão do forró”, foi realizado na tarde de quinta-feira (27). A atividade do Festival Pernambuco Nação Cultural de Caruaru, possibilitou que estudantes da Escola Municipal Amaro de Lira e César, localizada no bairro João Mota, interagissem com instrumentos percussivos como o agogô, triângulo, pandeiro, alfaia, entre outros.

Laís Domingues

Laís Domingues

As colegas de escola Adriele Júlia e Samira Pinheiro da Silva durante a realização do workshop.

Para a estudante Samira Pinheiro da Silva, de 10 anos, a ação acrescentou novas aprendizagens na sua bagagem cultural. ”Fiz parte de um grupo musical iniciado na escola. Por isso vim aqui para conhecer mais sobre a utilização de instrumentos percussivos”, explicou. Já para a sua colega Adriele Júlia, que também possui 10 anos de idade, a aprendizagem chamou sua atenção pelo lazer que os exercícios práticos possibilitam. “Foi divertido e também me ajudou a dominar instrumentos que eu ainda não conhecia”, comentou.

Laís Domingues

De acordo com o músico caruaruense Marconiel Rocha, facilitador do workshop, o diferencial desta realização foi dividir os participantes em três grupos distintos. “O conhecimento musical pôde ser mais aprofundado de acordo com os interesses de cada um dos participantes. Promovemos o manuseio que foi desde o simples triângulo, até mesmo as técnicas básicas que levam ao domínio de uma sanfona de 8 baixos”, disse. Com a carreira artística iniciada há 15 anos, Marconiel também já foi instrutor do Projeto Pim, que durante 4 anos promoveu a inclusão musical de diversos jovens da cidade de Caruaru.

Laís Domingues

Nesta sexta feira (28), também dentro da programação de Formação Cultural do FPNC, será realizado o workshop “A cognição no processo criativo”, no horário das 14h às 17h, na Associação dos Artesãos do Alto do Moura. A atividade será facilitada pela artesã Maria do Livramento, visando que os participantes, especialmente artesãos, aprendam noções de como praticar processos criativos com foco na melhoria de suas produtividades.

< voltar para home