Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

A cirandeira Lia de Itamaracá é a próxima convidada do Outras Palavras Digital

A live acontece segunda (24), às 20h30, no canal do projeto no YouTube

Divulgação

Divulgação

Patrimônio Vivo e Doutora Honoris Causa (UFPE), Lia de Itamaracá  vai falar um pouco de sua trajetória no projeto

Por meio da ciranda, a artista pernambucana  Lia de Itamaracá deu continuidade a um saber ancestral que alimenta permanentemente o que entendemos, enquanto povo nordestino e pernambucano, como identidade cultural. Lia canta os mares, os amores, as relações pessoais, os encantamentos da vida, promove união, resgata uma antiga brincadeira ritualística de dar as mãos e girar numa grande roda. Mulher, negra, ilhéu que com a força da sua voz e de sua imponente figura, conquistou espaços Pernambuco afora e hoje é uma das maiores artistas da música popular brasileira. Por todas as suas qualidades, Lia de Itamaracá acumulou premiações, dentre elas, a de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e Doutora Honoris Causa, pela UFPE.

Para contar essa história – que passa ainda por uma atividade que exerceu ao longo da vida, a de merendeira de uma escola pública e, de certa forma, uma educadora artística – Lia é a convidada da próxima live do projeto Outras Palavras Digital, que ocorre segunda (24), às 20h30, no canal do projeto, no YouTube. A live contará com a mediação da jornalista da Secretaria de Cultura e Fundarpe, Michelle de Assumpção, que é autora da biografia “Lia de Itamaracá – Nas Rodas da Cultura Popular”, lançada em maio deste ano, pela Cepe Editora, que também é uma parceira do projeto Outras Palavras.

Recentemente, Lia de Itamaracá lançou uma campanha virtual de arrecadação de doações em dinheiro, para que possa se manter no período da pandemia, bem como à sua banda, formada hoje por 21 pessoas, entre músicos e técnicos. Além da banda tradicional, que já a acompanha há muitos anos, Lia tem uma nova banda, desde o ano passado, dirigida pelo DJ Dolores, a partir do lançamento do álbum mais recente, chamado “Ciranda sem fim pra Lia”. Durante a live, iremos também divulgar a campanha de Lia, para os admiradores de sua arte, que quiserem colaborar.

OUTRAS PALAVRAS DIGITAL - Outras Palavras é um projeto da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O objetivo é fortalecer o diálogo entre a Cultura e a Educação para formação cidadã em sala de aula.

Atendendo às recomendações das instituições mundiais e nacionais de saúde, o projeto migrou para o formato digital. A live com Paulo será a primeira em formato digital, dentro da Plataforma Stream Yard, sendo retransmitida para o YouTube do Projeto Outras Palavras, por onde o público poderá assistir e participar, enviando perguntas. “Temos o desafio de atrair os estudantes das escolas públicas, que são o público principal do projeto, eles recebem antecipadamente a informação do convidado, elaboram e enviam suas perguntas. Também estamos trabalhando na perspectiva de ampliar ainda mais a nossa audiência, atraindo pessoas de perfis e interesses, mas que valorizam a informação e a cultura”, avalia Andrea Mota, coordenadora do Outras Palavras.

Nos últimos quatro anos de sua atividade, de forma presencial, o Outras Palavras esteve em mais de 658 escolas públicas do estado, promovendo o encontro de estudantes – já são mais de 25 mil jovens que participaram – com artistas e escritores do estado. Ao final dos encontros, as escolas anfitriãs recebem uma doação de livros para serem trabalhados em sala de aula com os alunos, e depois compor suas bibliotecas. Mais de 7.100 mil livros já foram distribuídos, a maioria, de escritores pernambucanos premiados, que publicaram pela Cepe Editora.

Serviço
Outras Palavras Digital
Convidada: Lia de Itamaracá
Quando: segunda-feira, 24 de agosto de 2020, às 20h30
Onde: www.youtube.com/outraspalavrasdigital

< voltar para home