Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Atividades formativas integram-se à programação da 10ª Semana de Patrimônio Cultural

Nesta terça-feira (15), às 8h30, começa o Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. As inscrições são gratuitas

As atividades formativas são o grande destaque da programação da 10ª Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco nesta terça-feira (15). É quando começa, às 8h30, o Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural, no Teatro Arraial Ariano Suassuna. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, mediará a primeira mesa do Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural

Na primeira mesa, será debatido o tema “Marco legal para o reconhecimento dos Patrimônios Culturais (panorama da legislação mundial, nacional, estadual e municipal e suas complexidades)”, que, com mediação da presidente da Fundarpe, Márcia Souto, contará com os palestrantes Hermano Queiroz, diretor de Patrimônio Imaterial do Iphan, Mário Pragmácio, professor do Mestrado Profissional do IPHAN, e Marcelo Renan, doutorando Pós-Cultura UFBA.

Já o segundo debate discutirá a “Preservação dos Patrimônios Culturais – atuação e limites do Estado, dos Agentes Públicos, dos Conselhos e dos Detentores de Bens Culturais”. A mesa reunirá, a partir das 14h, os palestrantes: Telmo Padilha Cesar, do Instituto Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, do professor Leonardo Barci Castriota, arquiteto-urbanista e Diretor da pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, e será mediada por Rodrigo Cantarelli, do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Confira aqui a ementa das palestras.

Além das duas principais mesas, o evento será marcado pela apresentação de projetos do Funcultura na área de preservação, como do “Catálogo do Museu IAHGP” (José Luiz Mota Menezes e Edy Fernandes) e “Naufrágios de Pernambuco e Ruas literárias do Recife (Eric Laurence), e da obra de conservação da igreja de São Lourenço de Tejucupapo, em Goiana (Nazaré Reis, Roberto Carneiro e Larissa Cisne, técnicos da Fundarpe).

Workshop – A Estação Central Capiba/Museu do Trem também sedia nesta terça-feira (15) o workshop – Conservação, preservação e curadoria: nuances da educação patrimonial em acervos museológicos, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (81) 3184-3197.

Minicurso Zeladoria de Bens Culturais – Ministrado pelo restaurador Antônio Sarasá, o curso acontecerá nesta terça (15) e quarta-feira (16), das 9h às 17h, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). A atividade é direcionada às equipes que gerenciam os equipamentos culturais do Estado e possibilitará aos participantes a oportunidade de aprenderem técnicas de manutenção e zeladoria para o acervo de suas instituições.

Tema
Com a temática “Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural”, a 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco visa ampliar o debate acerca dos marcos legais para o reconhecimento dos patrimônios culturais, da atuação do Estado e dos diversos segmentos da sociedade na preservação do patrimônio cultural de Pernambuco.

Além disso, há o propósito de debater questões que envolvam a gestão dos patrimônios culturais, os editais, os financiamentos públicos e privados, sua preservação e salvaguarda. “Nossa proposta é ampliar o diálogo com a sociedade sobre a gestão a preservação do nosso patrimônio. Traçarmos estratégias, encontrarmos alternativas e novos modelos de gestão compartilhada entre o poder público, os conselhos de preservação e a comunidade”, convida a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

A programação da 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco segue até a próxima sexta-feira (18). Aqui, no Portal Cultura.PE, é possível encontrar todas as atividades do evento.

Atividades formativas - Os interessados em participar nas oficinas, seminários, rodas de diálogos e cursos da 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, poderão se inscrever gratuitamente nos links abaixo:

Conferência de Abertura A Cultura do Patrimônio e a Zeladoria
Inscreva-se aqui:

Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural
Inscreva-se aqui.

Roda de Diálogo Gestão e Sustentabilidade nos Museus
Inscreva-se aqui.

Oficina Participação Social no Processo de Construção de um Plano de Gestão para o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco
Inscreva-se aqui.

Confira o que está programado para esta terça-feira (15), nos municípios participantes do evento:

RECIFE
*9h às 16h30 – Acesso gratuito aos participantes da 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Local: Paço do Frevo (Rua da Guia, s/n Bairro do Recife)

*9h às 17h – Minicurso: A zeladoria do Patrimônio Cultural, com Antônio Sarasá
Local: Museu do Estado de Pernambuco – MEPE (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças)

*10h30 e 15h – Visitas mediadas à exposição – 1817 Revolução Republicana e oficina Bandeira nossa, bandeira sua e bandeira minha
Local: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)

*14h – Workshop – Conservação, preservação e curadoria: nuances da educação patrimonial em acervos museológicos
Local: Estação Central Capiba / Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n – São José)
Informações: (81) 3184.3197

*8h30 às 12h30 – Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457 – Boa Vista)

- Apresentação de Projeto Funcultura – Catálogo do Museu IAHGP (José Luiz Mota Menezes e Edy Fernandes)

- 1ª Mesa: Marco legal para o reconhecimento dos patrimônios culturais (panorama da legislação mundial, nacional, estadual e municipal e suas complexidades)
Palestrantes: Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz (Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan); Mário Pragmácio (Advogado, Professor do Mestrado Profissional do IPHAN na disciplina “Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural”); Marcelo Renan (Doutorando Pós-Cultura UFBA); Márcia Souto (Presidente da Fundarpe e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural)

*14h às 17h30 – Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457 – Boa Vista)

- Apresentação de Projetos Funcultura – Naufrágios de Pernambuco e Ruas literárias do Recife (Eric Laurence) e Obra de conservação da igreja de São Lourenço de
Tejucupapo em Goiana (Nazaré Reis, Roberto Carneiro e Larissa Cisne – Fundarpe)

- 2ª Mesa: Preservação dos patrimônios culturais – atuação e limites do Estado, dos Agentes Públicos, dos Conselhos e dos Detentores de Bens Culturais.
Palestrantes: Telmo Padilha Cesar – Instituto Defender (Defesa Civil do Patrimônio Histórico); Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota (Arquiteto-urbanista e Diretor da Pós-Graduação da UFMG); Rodrigo Cantarelli (Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural)

BELÉM DO SÃO FRANCISCO
*8h às 11h e 14h às 17h – Visita mediada ao antigo cemitério
Local: Antigo cemitério – Acesso pela Rua Argemiro Leão
de Moura – Alto do Emec)

CABO DE SANTO AGOSTINHO
*18h – Palestra A participação das mulheres no cangaço
Palestrante: Rosa Bezerra
Local: SOBAC e MOBBAC (Rua Vigário João Batista, 157, Centro)

CARUARU
*19h – Palestra sobre o Patrimônio
Local: Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC (R. Armando da Fonte, 15 – Maurício de Nassau)

IGARASSU
*9h e 13h – Visita mediada ao Museu Pinacoteca
Local: Seminário de Santo Antônio (Rua Dantas Barreto, 24 – Sítio Histórico )

OLINDA
*14h30 – Memória e documentação no patrimônio
Palestrante: Aneide Santana
Local: Prefeitura de Olinda – Palácio dos Governadores (Rua de São Bento, 123 – Varadouro)

*16h – Lançamento do livro – A Pedagogia do Coco
Palestrante: José Ataíde
Local: Prefeitura de Olinda – Palácio dos Governadores (Rua de São Bento, 123 – Varadouro)

SURUBIM
*14h – Oficina de culturas populares
Parceria: Ministério da Cultura (MinC)
Local: Auditório da Secretaria de Educação e Cultura

TAMANDARÉ
*9h30 às 11h – Segunda prova da gincana
Local: Forte Santo Inácio de Loyola

*14h às 22h – Abertura da exposição fotográfica
Local: Forte Santo Inácio de Loyola

*20h às 22h – Show musical com artistas locais
Local: Forte Santo Inácio de Loyola

< voltar para home