Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Banda Revoltosa comemora 100 anos com programação especial

Serão quatro dias de celebração, com diversos artistas e grupos convidados. O evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, através do Programa Mais Cultura e Fundarpe.

Costa Neto

Costa Neto

Apresentação da Banda Revoltosa realizada em 2014, durante a Semana do Patrimônio de Pernambuco.

Por Roberto Moraes Filho

Reconhecida como um dos ícones de cultura popular pernambucana, através do título de Patrimônio Vivo concedido no ano de 2013, a Sociedade Musical 5 de Novembro, ou Banda Revoltosa, como é popularmente chamada, estará completando no próximo dia 14 de janeiro, 100 anos de atividades culturais. Para marcar a data, a programação especial já começa na segunda-feira (12), com diversas apresentações musicais que serão realizadas na própria sede do grupo, em Nazaré da Mata.

A Banda, que fez sua primeira apresentação no dia 5 de novembro de 1915, na antiga comunidade de Lagoa Seca (hoje a cidade de Aliança), teve como primeiro presidente Francisco Salustiano Correia e o primeiro maestro, João Alves Cantalice, o Mestre Joquinha.

De acordo com o atual presidente Josenildo Dias, que há 30 anos está à frente das atividades da Revoltosa, o momento de comemoração também reforça as atribuições culturais em andamento. “Hoje, contamos com 40 componentes que ingressaram na banda a partir de nossos prévios ensinamentos, como também através das atividades do ponto de cultura”, explicou. “No repertório da apresentação especial que faremos para comemorar o centenário, estarão clássicos envolvendo a música popular brasileira e diversas versões instrumentais”, adiantou Josenildo.

Com atividades ininterruptas, a banda possui diversos projetos dedicados a aprendizagem musical de crianças, adolescentes e adultos, desenvolvidos também com o Ponto de Cultura Revoltosa, iniciado no ano de 2008, através de convênio com o MinC e a Fundarpe.

Programação:

Segunda-feira, 12/01
A partir das 19h30
- Quarteto de Saxofone da Revoltosa
- Quinteto Nova Metaleira
- Banda 15 de Novembro – Upatininga

Terça-feira, 13/01
A partir das 19h30
- Grupo Balaio de Feira (Instrumental)
- Adelmo Arcoverde (professor do Conservatório Pernambucano de Música)
- Ticuqueiros

Quarta-feira, 14/01
A partir das 19h30
- Grupo Flarinete
- Banda Revoltosa
- Quinteto Pernambuco – Recife

Quinta-feira, 15/01
A partir das 19h30
- Orquestra Juvenil de Frevo Revoltosa
- Banda Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode)
- Quarteto de Trompete – Itambé

SERVIÇO:
Centenário da Banda Revoltosa
Período: de 12 a 15 de janeiro
Horário: sempre às 19h30
Local: Espaço Cultural Revoltosa (Praça Carlos Gomes, 17, Centro, Nazaré da Mata)
Acesso gratuito

< voltar para home