Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Capital pernambucana celebra aniversário com festa no Recife Antigo

Evento será realizado neste domingo (12) e conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Almir Rouche, homenageado do Carnaval do Recife deste ano, vai cantar parabéns à capital pernambucana neste domingo (12)

Uma programação diversificada e voltada a vários públicos dá o tom da festa de 480 anos do Recife, que será comemorada no Bairro do Recife, região portuária, cenário dos primeiros capítulos da história da cidade. O domingo (12) vai contar com tradicional corte de bolo, ‘Parabéns pra você’ e shows de locais, como o homenageado do Carnaval deste ano, Almir Rouche, e o cantor, instrumentista e dançarino Antônio Nóbrega, além de outras atrações como orquestra de frevo, afoxés, maracatu e troças carnavalescas.

As mulheres também protagonizam a festa. A partir das 10h, a Orquestra 100% Mulher irá desfilar pelas ruas do Recife Antigo, arregimentando recifenses pelo caminho. Além disso, a Secretaria da Mulher do Recife irá montar um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector no Marco Zero para orientar as mulheres sobre prevenção e combate à violência de gênero.  O Hospital da Mulher do Recife (HMR) também fará a divulgação do Centro Sony Santos, que realiza atendimentos a mulheres vítimas de agressão.

Priscilla Buhr

Priscilla Buhr

Antônio Nóbrega é um dos destaques da programação de aniversário do Recife

Outro destaque da programação é o show da cantora Adriana B. e suas convidadas, Bia Marinho, Luiza Pérola e Risoflora, às 9h. À tarde, desfilam o Afoxé Ará Ilê, o Maracatu Batucada Badia e o Bloco de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco. No Palco, Antônio Nóbrega comanda a festa, às 15h30, com um repertório que promove uma conversa animada entre a cultura erudita e as tradições populares nordestinas. A partir das 17h, Almir Rouche puxa o coro do Parabéns para você, com corte de bolo e fogos. A festa de comemoração conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.

Nas ruas do bairro, a programação começa bem cedo. Durante todo o dia, quem for ao bairro poderá praticar tênis, futebol de barrinha, voleibol, voleibol sentado, basquetebol adaptado, badminton, handebol e slackline. Poderá ainda alugar bicicletas para pedalar pelo bairro ou se dedicar a jogos de mesa. À tarde, entre as 15h e às 17h, haverá apresentações e até um mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa. Serviços médicos e orientações sobre vida saudável também estarão disponíveis no local.

Jaqueline Maia

Jaqueline Maia

O Clube de Bonecos Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Permambuco, também participa da programação neste domingo (12)

Ainda no tom das comemorações do Recife, o Museu da Cidade do Recife (MCR), em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), comemora o aniversário da cidade lembrando um capítulo importante de sua história. Na ocasião, entra em cartaz a exposição 1817 – Revolução Republicana, que se desdobra em várias salas, tomando praticamente todos os espaços do museu,  localizado no Forte das Cinco Pontas. A abertura acontece às 16h.

Confira a programação do aniversário de 480 anos do Recife:

9h – Adriana B e convidadas no palco do Marco Zero
10h – Orquestra 100% Mulher pelas ruas do bairro
14h50 – Afoxé Ará Ilê, Maracatu Batucada Badia e Boneco Seu Malaquias pelas ruas do bairro
15h às 17h – Apresentações e mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa
16h – Abertura da exposição “1817 – Revolução Republicana” no Museu da Cidade do Recife (MCR)
Antônio Nóbrega – 15h30 às 16h30
17h – Almir Rouche
18h – Corte do bolo e fogos

< voltar para home