Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Cariri Olindense lança concurso de redação infantil para preservar o Frevo

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

Uma das agremiações carnavalescas mais tradicionais e antigas de Olinda, o Cariri cumpre seu papel de sair sempre às 4h da manhã, do bairro de Guadalupe

Por Marcus Iglesias

O Cariri Olindense, Patrimônio Vivo de Pernambuco, está lançando um novo projeto de educação patrimonial sobre o Frevo. Com foco nos estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais do Recife e Olinda, o concurso de redação Memória Infantil do Frevo tem a proposta de construir um elo de grande importância para manter e preservar as raízes culturais ainda na infância e na fase inicial da escolarização. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (27) e seguem até o dia 27 de setembro.

Os interessados devem se inscrever através do e-mail caririolindense@hotmail.com, enviando uma mensagem com o assunto da “Concurso de Redação” com o nome completo, endereço, telefone e a escola que o aluno ou aluna está vinculado. O resultado será divulgado no dia 7 de outubro.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

“Pensando em como transmitir os saberes para as crianças que são os futuros foliões, trazemos o frevo de forma séria e pedagógica. Já enviamos o regulamento para as escolas e agora é aguardar as inscrições”, ressalta Monica Siqueira, diretora de comunicação do Cariri

De acordo com Monica Siqueira, diretora de Comunicação do Cariri Olindense (que também é conselheira no Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), a ideia é oportunizar uma aprendizagem significativa para que as crianças possam se apropriar sobre a história desse ritmo pernambucano. Desde 2012, o Frevo é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade (Unesco).

“Além de sermos Patrimônio Vivo de Pernambuco, temos a Confraria do Cariri, onde realizamos ações de educação patrimonial. Vale destacar que como saímos no Carnaval isso acontece às quatro horas da madrugada do domingo, e não temos um corpo infantil na agremiação infantil. E ai, pensando em transmitir os saberes para as crianças que são os futuros foliões, trazemos o frevo de forma séria e pedagógica. Já enviamos o regulamento para as escolas e agora é aguardar as inscrições”, ressalta Monica Siqueira.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

Como premiação, o primeiro lugar vai receber um celular e uma apresentação do Cariri Olindense na sua escola, na semana do Dia da Criança

“Vamos colocar os alunos pra escrever e pensar o frevo através da escrita. A gente quer trabalhar a memória das crianças, que esses alunos possam construir uma redação de 10 a 15 linhas sobre o ritmo. O Frevo não só como música, mas toda a memória infantil ligada a ele. O participante poderá escrever sobre a fantasia que comprou pro carnaval, algum estandarte que viu na vida. Ou seja, tudo que esteja ligado a este universo”, destaca a diretora de Comunicação do Cariri Olindense.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

Já o segundo lugar ganhará uma bicicleta, enquanto que o terceiro e quarto lugares serão premiados com um tablet cada um

Os autores das quatro melhores redações vão receber premiações especiais. O primeiro lugar vai receber um celular e uma apresentação do Cariri Olindense na sua escola, na semana do Dia da Criança. Já o segundo lugar ganhará uma bicicleta, enquanto que o terceiro e quarto lugares serão premiados com um tablet cada um.

Serviço
Concurso de redação ‘Memória Infantil do Frevo’
Inscrições até o dia 27 de setembro pelo e-mail caririolindense@hotmail.com
Mais informações: (81) 987123306 / 988340735

 

< voltar para home