Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Catálogo digital registra trajetória da Estação Central Capiba

Já está disponível para consulta online o Catálogo digital do Museu do Trem de Pernambuco. Lançado em comemoração aos 130 anos da Estação Central Capiba, no dia 09 de dezembro de 2018,  a publicação tem projeto gráfico e diagramação do designer Íkaro Santiago, e apresenta um histórico da estação e a trajetória da Estação, incluindo uma linha do tempo dos quatro anos de funcionamento do Museu do Trem, desde que o edifício foi reinaugurado.

“A Estação Central do Recife ligava diversos bairros, cidades e estados à capital pernambucana. De forma que a memória que hoje o lugar abriga não é apenas física, mas também simbólica e afetiva. É, sem dúvidas, um dos mais importantes monumentos do patrimônio ferroviário brasileiro e um equipamento cultural que deve ser alvo de constantes ações de políticas públicas de preservação e salvaguarda de sua memória”, conta a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Para a gestora do Museu do Trem, Márcia Chamixaes, “a ideia do lançamento catálogo é deixar as ações do espaço documentadas numa publicação mais duradoura e mostrar que o museu mantém-se ativo e de portas abertas para os visitantes”. O catálogo será impresso em momento posterior pela Cepe Editora e distribuído para escolas de referência, bibliotecas, museus e outras instituições culturais. A gestora do Museu destaca ainda que “o catálogo também informa sobre a importância da Estação Central como edifício histórico referência para a arquitetura de ferro e vetor do desenvolvimento urbano e econômico”.

Interessados em obter o arquivo digital do Catálogo devem entrar em contato através do e-maileducativomt@gmail.com

< voltar para home