Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Chão de Estrelas resgata tradição com o Acorda Povo Bandeira de São João

Realizado pelo Centro Cultural Cambinda Estrela, evento terá outras atividades além da caminhada, que começa às 0h desta quinta (22)

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

O Coco dos Pretos acompanhará todo o cortejo

Uma das tradições populares que acontecem durante o período junino são os famosos Acorda Povo, que levam durante a madrugada e aos bairros e comunidades – num misto de sincretismo e diversidade cultural – o nome de São João e Xangô, divindades relacionadas ao período da colheita. É neste clima que o Centro Cultural Cambinda Estrela realiza a partir da meia-noite desta quinta-feira (22) o seu Acorda Povo – Bandeira de São João do Cambinda Estrela, no bairro de Campina do Barreto, Zona Norte no Recife, onde fica a comunidade de Chão de Estrelas. Esta é a décima edição do evento aberto ao público, que busca reavivar a manifestação tradicional da região.

Marcado pela comemoração em agradecimento à fartura dos tempos de colheita, o Ciclo Junino tem dentre os santos celebrados São João, mais conhecido como ‘o santo festeiro’. Inicialmente de origem cristão-católica, o Acorda Povo foi incorporando ao longo dos anos elementos de religiões afro-brasileiras. Este é um dos motivos para o orixá Xangô, relacionado na cultura afro com a fartura, ser comumente representado pela imagem de São João.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

A Mestra Ana Lúcia do Coco é uma das homenageadas desta edição, ao lado do Galo Preto.

Antes da saída, às 18h da quarta-feira (21), acontece uma louvação ao orixá na sede do Centro Cultural Cambinda Estrela. Wanessa Santos, presidente do centro cultural, explica que a caminhada sairá do espaço, depois segue pelas ruas da comunidade e volta para o local de partida. “É uma festa popular e aberta ao público. De 18h a gente começa as homenagens a Xangô, que seguem até a meia-noite, quando sai o cortejo”, detalha. Na ocasião, haverá uma caminhada com o andor e bandeiras de São João e do orixá Xangô por toda Chão de Estrelas.

O Acorda Povo – Bandeira de São João do Cambinda Estrela este ano contará com a presença do grupo Coco dos Pretos, e dos mestres Ana Lúcia e Galo Preto – este último Patrimônio Vivo de Pernambuco. “A nossa relação com esse grupo e esses mestres da cultura popular é realmente de parceria, somos muito ligados a eles. Esta caminhada será também uma forma também de homenageá-los no ritmo do coco de roda”, revela Wanessa dos Santos.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

O Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, também confirmou presença no evento

Ano passado, a organização calculou a presença de duas mil pessoas no evento. “E a cada ano esse número aumenta porque além da comunidade participar em peso muita gente que admira nosso trabalho vem pra festa”, opina a presidente do centro cultural. A caminhada encerrará por volta das 2h da madrugada, na sede do Cambinda Estrela, com um festival de comida de terreiro.

Serviço
Acorda Povo do Cambinda Estrela – Ano 10
Quinta (22) | 0h
Concentração na quarta (21), a partir das 18h
Sede do Centro Cultural Cambinda Estrela/ Maracatu Nação Cambinda Estrela (Rua Doutor Elias Gomes, 420, Campina do Barreto, Recife)
Informações: (81) 9 8848 2897 | 9 8150 9354

Confira a programação:

18h – Xirê para o orixá Xangô
21h – intervalo com begueri de xangô
0h – saída do Acorda Povo com a presença do Coco dos Pretos e dos mestres Ana Lúcia e Galo Preto
2h – Retorno para sede, com banquete em homenagem a Xangô (comidas de terreiro)

< voltar para home