Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Divulgada a programação do seminário “Gênero e Patrimônio Cultural”

As inscrições já estão encerradas. A atividade é uma iniciativa da Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Secult-PE, Fundarpe, Iphan-PE, MinC, Paço do Frevo e Caixa Cultural Recife.

Acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, o seminário “Gênero e Patrimônio Cultural”. A atividade formativa, já com inscrições encerradas, estará refletindo com o público participante sobre o protagonismo feminino no cenário cultural pernambucano, reconhecendo também a importância das mulheres em contextos relacionados à preservação patrimonial.

O seminário é uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Secult-PE, Fundarpe, Iphan-PE e MinC; em parceria com a Caixa Cultural e o Paço do Frevo. Outras informações podem ser obtidas através do fone: (81) 3183-2961.

Confira a programação:

Quarta-feira, 2 de dezembro
14h – Credenciamento
14h30 – Mesa de abertura: Sílvia Cordeiro (Secretária da SecMulher-PE), Marcelino Granja (Secretário de Cultura-PE), Márcia Souto (Presidente da Fundarpe), Frederico Almeida (Superintendente do Iphan-PE), Nicole Costa (Gerente de Conteúdo do Paço do Frevo) e Elton Rodrigues (Caixa Cultural Recife).
15h – Mesa de homenagem: Lia de Itamaracá, Maria Amélia, Índia Morena, Adriana Ferreira (representante Selma do Coco), Maria da Cruz (representante Ana das Carrancas), Arary Marrocos (Teatro Experimental de Arte) e Iaci Silva (Clube Indígena Canindé).
15h30 – Conferência de abertura: “Mulheres Patrimônios Vivos de Pernambuco”, com Maria Alice Amorim.
17h – Debate
17h30 – Encerramento

Quinta-feira, 3 de dezembro
9h – Mesa: “Os Desafios do Protagonismo da Mulher na Salvaguarda do Patrimônio Cultural” (Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo Marinho). Palestrantes: Lady Selma Albernaz (PPGA/UFPE), Beatriz Brusantin (Universidade Católica de Pernambuco), Maria Alice Amorim, Mestra Joana Cavalcante (Maracatu Nação Encanto do Pina), Mestra Gil (Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno) e Nice Teles (Cavalo Marinho Estrela Brilhante. Coordenação: Suênia Pinto (SecMulher-PE).
11h30 – Debate
12h – Intervalo
14h – Mesa: “Os Desafios do Protagonismo da Mulher na Salvaguarda do Patrimônio Cultural” (Frevo, Mamulengo e Capoeira). Palestrantes: Izabel Cordeiro (ESEF/UPE), Isabel Arrais (Depto de Teoria da Arte e Expressão Artística – UFPE), Carmem Lélis (Secretaria de Cultura do Recife), Edjane Lima (Presidenta da Associação Cultural de Mamulengueiros de Glória do Goitá), Isa Mulatinho (Grupo Malê de Capoeira) e Célia Meira (Fundação de Cultura Cidade do Recife, representante da FCCR no CGSF). Coordenação: Leila Nascimento (Paço do Frevo).
17h – Debate
17h30 – Encerramento

< voltar para home