Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Divulgada a lista dos habilitados no X Concurso do Registro de Patrimônio Vivo

Mestres e grupos de cultura popular de todas as macrorregiões de Pernambuco seguem como candidatos ao título de Patrimônio Vivo do Estado após a primeira etapa do Concurso do RPV. A documentação entregue pelos inscritos foi analisada e as que estavam corretas, de acordo com o edital lançado no ano passado, foram habilitadas para a próxima fase.

No total, foram registradas 61 inscrições e, dessas, 55 foram consideradas válidas para continuar no processo. Agora, acontece uma avaliação pela Comissão de Análise com posterior envio de todos os habilitados para o Conselho Estadual de Cultura, com a indicação de três nomes. Cabe ao Conselho a escolha final dos novos Patrimônios Vivos, que podem ser em acordo com os sugeridos pela Comissão ou diferentes.

RECONHECIMENTO EM VIDA – A Lei de Patrimônio Vivo reconhece ainda em vida o trabalho dos mestres, mestras e grupos de Pernambuco na construção de patrimônios culturais. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias no valor de R$ 1.080,61 mensais para pessoas físicas e R$ 2.161,22 mensais para grupos como incentivo do Governo de Pernambuco a realização e perpetuação de suas atividades. Além disso, os registrados na Lei do Patrimônio Vivo assumem a missão de transmitir os seus saberes a aprendizes em eventos ou em programas de ensino e aprendizagem promovidos pela Secult-PE e Fundarpe.

Confira a lista completa dos habilitados AQUI.

< voltar para home