Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Fotógrafo Luiz Netto inaugura exposição ‘São Francisco Submerso’

Luiz Netto

A exposição São Francisco Submerso – O Lago de Itaparica do fotógrafo pernambucano Luiz Netto com curadoria de Mitsy Queiroz, documenta um passado do sertão brasileiro que hoje encontra-se debaixo de 15 metros de água, as cidades e povoados do Rio São Francisco que foram inundados quando da construção da Usina Hidroelétrica de Itaparica, na divisa dos estados de Pernambuco e Bahia, que inundou tradicionais cidades da região como Petrolândia, em Pernambuco, e Glória, no lado baiano. Estas cidades foram reconstruídas em uma nova área próxima às antigas sedes inundadas.

O projeto contou com apoio do IPHAN e é fruto do trabalho de documentação e mapeamento que o fotógrafo realizou no lago, registrando inclusive ruínas desconhecidas e não mapeadas anteriormente.

Dentre as áreas fotografadas destacam-se o centro da antiga cidade de Petrolândia, o Distrito de Barreiras, o prédio do Charqueado, construção de dois andares, ainda intacta e totalmente submersa, além de ruínas desconhecidas nas imediações do Distrito de Brejinho. A Terra Indígena Truká, às margens do Rio São Francisco e um pouco mais afastada do lago também foi alvo do projeto.

Já do lado baiano, o projeto passou pelas ruínas de Glória Velha e pelo povoado do Tor-4.

A Exposição

Local: Avenida Oliveira Lima, no 824, Boa Vista, Recife-PE
Casa do Patrimônio, Sede do IPHAN Recife, ao lado do Complexo do Colégio Nóbrega.
Abertura: 21 de agosto às 19 horas.
Entrada franca.

Ficha Técnica:

Fotos: Luiz Netto;
Curadoria: Mitsy Queiroz;
Produção: Jadson Lima;
Produção Local: Reginaldo Marques Pereira;
Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, IPHAN, Paço Imperial, Prêmio Arte e Patrimônio e Panorama Cultural;
Patrocínio: Banco Itaú;
Apoio: Associação Amigos do Paço e Prefeitura de Petrolândia.

Mais informações em www.panoramacultural.com.br

 

< voltar para home