Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Governo do Estado lança edital de Preservação do Patrimônio Cultural

As inscrições para o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho ficam abertas até 6 de abril em três categorias distintas

3º Prêmio Aryton de Carvalho (2)

Com o objetivo de incentivar projetos culturais cujas ações propiciem a proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do patrimônio cultural em todo estado, o Governo de Pernambuco lança a terceira edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Como parte de uma política pública para a área de Patrimônio, desenvolvida pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, os prêmios, que envolvem diversas categorias, somam recursos na ordem de R$ 90 mil. As inscrições estão abertas a partir de hoje, 26 de dezembro, até o dia 6 de abril de 2018.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em formulário de inscrição próprio (Anexos III e IV do edital) protocoladas presencialmente na sede da Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT-PE e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE (Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista, Recife/PE. CEP 50050-000), ou postada pelos serviços dos Correios, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR) até a data do último dia para as inscrições.

O Edital do prêmio e seus anexos poderão ser obtidos na Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe, localizada na Rua da União, 463, 2º andar – Boa Vista, ou neste portal (ver todos os links abaixo desta matéria)

Podem concorrer ao prêmio trabalhos individuais ou coletivos dos mais diversos segmentos da cultura (artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, entre outras). O que o julgamento levará em consideração, para efeito de premiação, é o quanto determinado projeto contribuiu para a valorização, proteção e salvaguarda do patrimônio cultural de Pernambuco.

Os projetos apresentados poderão concorrer em uma das três categorias apresentadas no edital. A Categoria 1 trata de Formação. ”Desenvolvimento de programas e ou projetos educativos em ambientes formais e não formais ligados às áreas e linguagens culturais de artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, com vistas à democratização e difusão do conhecimento sobre o patrimônio cultural material e imaterial de Pernambuco”. Ou ainda de “Programas de formação voltados para fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial com ênfase no desenvolvimento da economia criativa e em práticas sustentáveis que viabilizem a manutenção das práticas culturais nas diferentes áreas e linguagens culturais: artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, entre outras”.

Na Categoria 2, de Promoção e Difusão (comunicação e mídia) podem ser contemplados projetos de” Jogos e aplicativos, website e /ou portal especializado em artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, entre outras, com ênfase na promoção e circulação dos patrimônios culturais material e imaterial de Pernambuco”. Bem como “Vídeos documentais, web séries, programas de rádio e podcast, periódicos, e revistas impressas e eletrônicas especializados com ênfase nos patrimônios culturais material e imaterial de Pernambuco”.

A Categoria 3 trata de Acervos Documentais e Memória Cultural. Entram aqui projetos que tratam da “Produção, catalogação, conservação, restauração e exposição de acervos documentais, iconográficos, audiovisual e outros considerados fontes fundamentais de informação sobre o patrimônio cultural material e imaterial; restauração de bens móveis e /ou bens móveis integrados com garantia de acesso ao público”.

Esclarecimentos e informações aos interessados serão prestados pela Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe, no endereço citado, de segunda a sexta-feira das 9h às 15h, pelos telefones (81) 3184-3061|3062 ou pelo endereço eletrônico premioaacarvalho@gmail.com.

ANEXOS:

EDITAL DO PRÊMIO AYRTON DE ALMEIDA CARVALHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

ANEXO I - DELIBERAÇÕES DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

ANEXO II- DECRETO QUE INSTITUÍ PRÊMIO AYRTON DE ALMEIDA CARVALHO

ANEXO III – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA

ANEXO IV – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PESSOA JURÍDICA

ANEXO V – DECLARAÇÃO DE SEÇÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS

ANEXO VI – FORMULÁRIO PARA RECURSOS ADMINISTRATIVOS

< voltar para home