Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Governo e sociedade refletem sobre Preservação do Patrimônio Cultural

Programação da IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece em nove municípios do Estado

Tem início nesta quinta (11) a IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Tendo como tema “Participação Social na Preservação do Patrimônio” a programação, elaborada pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, é inteiramente gratuita e vai acontecer em nove cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Paudalho, Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré e Buíque. Nesta quinta e sexta, já acontece uma programação antecipada da Semana, com uma visita, às 9h, à sede do Maracatu Raízes de Pai Adão (Estrada Velha de Água Fria, 1463, Água Fria – Recife). No local, haverá exposição de fantasias, adereços, e instrumentos, com mediação interativa com os visitantes. Também no local, às 9h30, acontece a exibição do vídeo documentário do Maracatu Nação, que é parte do material do Inventário Nacional de Referências Culturais do Maracatu Nação, que foi entregue ao Iphan e subsidiou a titulação do maracatu como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Arte/Divulgação

Arte/Divulgação

Atividades começam no dia 15 de agosto

As atividades oficiais da Semana começam na segunda-feira, 15 de agosto, em meio à comemoração do Dia Nacional do Patrimônio (17/8). Ao longo de nove edições, a Semana tem se consolidado como um momento propício a debates interdisciplinares e interinstitucionais sobre questões essenciais às formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais.

Para a Gerente Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, Márcia Chamixaes, “a Semana vai cumprir um papel de mobilização social em torno da temática, com foco na educação patrimonial e na tomada de atitudes por parte do Governo e da sociedade”, adianta. A Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, lembra que, “o evento acontece num momento histórico para Pernambuco, o primeiro ano de atuação do novo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, um instância de cogestão paritária, com representantes eleitos democraticamente e devidamente empossados pelo Governador Paulo Câmara”.

Costa Neto

Costa Neto

Jogos e brincadeiras estimulam a preservação entre estudantes

Oficinas, debates e exposições são algumas das ações planejadas. Para marcar o Dia Nacional do Patrimônio (17/8), acontece a diplomação de todos os Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco, incluindo, os três mais recentes, a Troça Cariri Olindense, a repentista Mocinha de Passira e o cineasta Lula Gonzaga. “Vamos fazer uma grande celebração no Teatro de Santo Isabel, uma homenagem à altura da contribuição que esses mestres e grupos têm dado à cultura do nosso estado e à formação cultural do povo pernambucano”, confirma Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura. Na mesma ocasião, os primeiros colocados do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho também serão agraciados.

Reprodução

Reprodução

Os três novos patrimônios vivos de Pernambuco

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA. As inscrições podem ser realizadas on-line, preenchendo formulário eletrônico disponível AQUI.

ABERTURA

A abertura oficial da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco – agendada para acontecer no dia 15/8, a partir das 9h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna – será marcada pela conferência do professor Albino Rubim (UFBA), que virá ao Recife para falar sobre o tema “Política Cultural e Participação Social”. Além disso, a Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural lançará, nesse mesmo dia, a primeira edição da “Aurora463 – Revista da Semana de Patrimônio Cultural”. A publicação eletrônica, produzida de forma coletiva, traz artigos que registram as ações e as atividades promovidas durante a última edição do evento, e promove a extensão do conhecimento sobre preservação patrimonial nas suas mais diversas formas de pensar, interpretar e experimentar.

DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO

Além da diplomação de todos os Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco, incluindo, os três mais novos, a Troça Cariri Olindense, a repentista Mocinha de Passira e o cineasta Lula Gonzaga, eleitos recentemente pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, a data também será marcada pela entrega, aos primeiros colocados, do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, iniciativa capitaneada pela Secult-PE/Fundarpe que reconhece e valoriza a participação social na preservação dos nossos bens e expressões culturais, sejam eles materiais ou imateriais. A Troça Cariri Olindense será responsável por abrilhantar as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio, que acontecerá no palco do Teatro de Santa Isabel.

SEMINÁRIOS
O Teatro Arraial Ariano Suassuna sediará ainda, nos dias 15 e 16/8 (segunda e terça-feira), o Seminário “Participação Social na Preservação do Patrimônio”, que reunirá especialistas de várias partes do Brasil para tratar do tema “Participação Social na Preservação do Patrimônio”. Já o Ginásio Pernambucano, da Rua da Aurora, receberá o Seminário “Participação Social e Educação Patrimonial”, no dia 19/8 (sexta-feira). Na abertura do encontro, haverá a conferência ministrada pela Coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan/DF, Sônia Rampim. À tarde, ocorrerá um momento de socialização de experiências no campo da Educação Patrimonial que contará com a participação de pesquisadores, educadores e estudantes.

FUNCULTURA
O superintendente de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Gustavo Duarte, apresentará, no dia 19/8 (sexta-feira), às 14h, um painel sobre “A contribuição do Funcultura para Preservação do Patrimônio Cultural”, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.

PARTICIPAÇÃO DE CONSELHEIROS

Uma mesa em homenagem a Joaquim Nabuco e ao Dia do Historiador vai reunir no dia 19 de agosto, às 16h, no Teatro Arraial, dois conselheiros estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural: o médico e ator Reinaldo Oliveira, que vai conversar com o público sobre ‘Joaquim Nabuco e o Teatro’; e o historiador Leonardo Dantas, que discorrerá sobre ‘A Atualidade Social’ do recifense ilustre, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

PARCEIROS
A IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma realização da Secult-PE/Fundarpe, em parceria com as Prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paudalho; UFPE, Iphan, Cais do Sertão,  Paço do Frevo, Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, que, ao longo da programação, também vão sediar atividades do evento.

< voltar para home