Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Há 130 anos, dava partida primeiro trem saindo do Recife com destino à Jaboatão

No dia 25 de março de 1885 foi inaugurado o trecho Recife – Jaboatão, com saída pela antiga Estação Recife, atual Estação Central Capiba

Costa Neto

Costa Neto

No dia 25 de março de 1885 saiu do Recife um trem com destino a Jaboatão, durante a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro do Recife a Caruaru

Hoje, dia 25 de março, é uma data importante para a memória ferroviária pernambucana. É que há exatos 130 anos, em 1885, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Central de Pernambuco, que ia do Recife a Jaboatão.

Na ocasião o trem deu partida saindo da provisória Estação Recife, que ficava no Bairro de São José, até um trecho intermediado pela Estação Tejipió. Estava dado o primeiro passo para a interligação ferroviária entre a capital pernambucana e Caruaru.

Estação Central Capiba - Três anos depois do ocorrido, em 1888, foi inaugurada a Estação Central do Recife, que funcionou até a década de 90. Atualmente, o espaço é um equipamento cultual da FUNDARPE, rebatizado de Estação Central Capiba, e que abriga o requalificado Museu do Trem, considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina.

Costa Neto

O Museu do Trem conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, que teve curadoria do museólogo Aluízio Câmara. A mostra reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco, o que inclui inovações tecnológicas, com ênfase na Revolução Industrial, a qual trouxe mudanças significativas nas relações econômicas, sociais e culturais, entre outras.

< voltar para home