Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Maracatus de Baque Solto e Baque Virado terão várias apresentações durante o Carnaval

Patrimônios Imateriais do Brasil, segundo o Iphan, alguns deles também são Patrimônios Vivos de Pernambuco, como é o caso do antigo Maracatu Leão Coroado

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Maracatu Leão Coroado é uma das mais antigas Nações de Baque Virado de Pernambuco

Patrimônios Imateriais do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), alguns Maracatus de Baque Solto e Baque Virado pernambucanos também são reconhecidos como Patrimônios Vivos do estado: os Maracatus Leão Coroado, Estrela de Ouro da Aliança, Estrela Brilhante de Igarassu e Cambinda Brasileira. Todos terão agenda de apresentações durante o Carnaval de Pernambuco, seja em encontros de grupos, no Concurso de Agremiações do Recife, ou nos diversos polos da folia espalhados pelo estado.

Fundado no dia 8 de dezembro de 1863 (apesar de a memória oral indicar a possibilidade de o Leão já existir desde 1852), o Maracatu Leão Coroado, a mais antiga Nação de Baque Virado pernambucana em atividade, se apresentará em Olinda, no Polo Varadouro, nesta sexta-feira (21), às 21h. Quem também passa pelo Polo Varadouro, em Olinda, é o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, criado em 1966. Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2011, o Estrela de Ouro de Aliança se apresenta no local na segunda-feira (24), às 16h40.

Renato Spencer/Secult-PE

Renato Spencer/Secult-PE

Também um dos mais antigos em atividade no estado, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu é uma das agremiações que se apresenta no Carnaval de Pernambuco

Registrado como Patrimônio Vivo desde 2009, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu participa, nesta sexta-feira (21), da abertura do Carnaval de Igarassu, na Passarela Cultural, a partir das 19h. Na terça-feira (25), se apresenta no mesmo local, desta vez às 16h.

Considerado o mais antigo Maracatu de Baque Solto de Pernambuco em atividade, o Maracatu Cambinda Brasileira estará neste sábado (22), no Marco Zero do Recife, às 17h40, do desfile das agremiações. Em 2019, a agremiação foi a vice-campeã 2019 do concurso, no grupo especial.

André Sampaio/Secult-PE/Fundarpe

André Sampaio/Secult-PE/Fundarpe

O Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira tem mais de cem anos de história

No domingo (23), às 11h, o maracatu se apresenta na sede do grupo, no Engenho Cumbe, em Nazaré da Mata. Na segunda-feira (24), o grupo participa, às 9h, da 30ª Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, em Olinda. No dia seguinte, na terça-feira (25), viaja para Aliança para participar do encerramento do mesmo encontro e, em seguida, às 18h15, estará no Recife para o Concurso das Agremiações – Grupo Especial.

Serviço:
Maracatu Leão Coroado
Sexta-feira (21), às 21h
Polo Varadouro do Carnaval de Olinda

Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Segunda-feira (23), às 16h40
Polo Varadouro do Carnaval de Olinda

Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Sexta-feira (21), às 19h
Passarela Cultural de Igarassu

Maracatu Cambinda Brasileira

Sábado (22), às 17h40
Marco Zero do Recife

Domingo (23), às 11h
Engenho Cumbe, em Nazaré da Mata

Segunda-feira (24), às 9h
30ª Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
lumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, Olinda

Terça-feira (25), às 9h
30ª Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Terreiro Lêda Alves, na sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS/PE), em Aliança

Terça-feira (25), às 18h15
Concurso de Agremiações do Recife

< voltar para home