Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Marcha da Capoeira marca o Dia da Consciência Negra no Recife

Ato cultural sairá do Marco Zero na sexta-feira, 20/11. Já no sábado, acontece uma roda de conversa entre diversos mestres do estado.

Com a chegada da 5ª Marcha da Capoeira Zumbi dos Palmares, a capital pernambucana vai viver dias de celebração e mobilização por mais incentivo e visibilidade para esta prática cultural afro-brasileira. Apenas no Recife, a roda de capoeira – que também é patrimônio imaterial da humanidade – é difundida cotidianamente por mais de 120 grupos atuantes em diversos bairros e comunidades.

Kayo N/Divulgação

Kayo N/Divulgação

5ª Marcha da Capoeira vai ganhar as ruas do Recife na sexta-feira, 20/11

Em mais uma edição, a Marcha que reúne centenas de pessoas e toma conta das ruas do Recife vai sair do Marco Zero no 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. De acordo com Mestre Peu, um dos organizadores da atividade, “é hora de celebrar e mostrar a riqueza da nossa cultura, mas também seguir na luta por uma política permanente de valorização da capoeira, que contemple a oferta de cursos de formação na área, uma maior presença dos grupos e mestres nas escolas e a criação do Centro de Referência e Memorial para a Capoeira na cidade, a exemplo de outras manifestações que já contam com política de salvaguarda, como o frevo”, destaca Peu.

Outro momento especial da programação deste ano é uma Roda de Conversa com mestres da Capoeira no estado, que será comandada pelo mestre Pirajá, o mais antigo do Recife. O diálogo será aberto ao público no sábado, 21/11, de 9h ao meio-dia, na UFPE. No último sábado (14), um seminário sobre Capoeira e Cultura Brasileira também discutiu temas transversais à prática capoeirista, como a promoção de direitos humanos, atuação social nas comunidades e estratégia de educação complementar.

A Marcha da Capoeira 2015 é uma realização da Comissão de Capoeira Zumbi dos Palmares, Mestres de Capoeira e Rede de Povos e Comunidades Tradicionais de Pernambuco.

Serviço
5ª Marcha da Capoeira Zumbi dos Palmares
Sexta-feira, 20/11
Concentração às 14h30 no Marco Zero. Chegada no Pátio do Carmo.

Roda de Conversa com Mestres
Sábado, 21/11 | Das 9h às 12h
Local: Quadra de Educação Física (sala 5) – Universidade Federal de Pernambuco

< voltar para home