Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

MUBAC recebeu minicurso para mediadores de museus

Atividade aconteceu no dia 21 de março, contando com a participação de mediadores que integram diferentes museus pernambucanos.

Divulgação

Promovido pelo setor de Educação Patrimonial da Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe, o o minicurso para mediadores de museus de Caruaru foi ministrado pelos historiadores Amanda Paraíso, Marcelo Renan e Nilson Cordeiro, na segunda-feira (21/3), no Museu do Barro de Caruaru (MUBAC). Participaram da formação 24 mediadores de diferentes museus, dentre eles: MUBAC (Fundarpe), Memorial Mestre Galdino, Museu do Forró Luiz Gonzaga, Memorial da Cidade, Museu da Fábrica de Caroá e Museu do Cordel Olegário Fernandes, sendo esses últimos vinculados à Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

No curso, foram abordadas temáticas relativas à mediação cultural e à relação museu-escola, bem como às ações de Educação Patrimonial nos museus. O encerramento do encontro promoveu, através de uma atividade elaborada em conjunto com os mediadores, reflexões sobre o potencial educativo dos museus da cidade no que se refere à preservação do patrimônio cultural material e imaterial.

“Os espaços museais têm se apresentado como um lugar privilegiado ao contribuir para reflexões em torno dos bens culturais através da interação entre o público visitante e o acervo/patrimônio. Nesse contexto, as experiências do minicurso realizado tanto em Recife quanto em Caruaru foram bastante exitosas, uma vez que propiciaram um rico debate sobre temáticas relativas ao patrimônio cultural, especificamente sobre os museus enquanto instrumentos de preservação do patrimônio”, destacou Márcia Chamixaes, Gerente Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe.

Divulgação

O ciclo de formação promovido pelo Setor de Educação Patrimonial da Gerência de Preservação Cultural teve início em janeiro e contemplou mediadores do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), Museu Regional de Olinda (MUREO), Estação Central Capiba/Museu do Trem e Torre Malakoff.

Na pauta do curso, destacaram-se os tópicos relativos à preservação do patrimônio material e imaterial, com ênfase no debate sobre valores patrimoniais e sobre o valor dos museus enquanto instrumentos de preservação do patrimônio cultural. O curso abordou ainda temáticas relativas à mediação cultural e à relação museu-escola com ênfase no desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial desenvolvidas nos museus.

Informações: Gerência de Preservação Cultural – GPCult
Telefone: (81) 3184-3062

< voltar para home