Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Municípios pernambucanos já se preparam para a VIII Semana do Patrimônio

A VIII Semana do Patrimônio, promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE/Fundarpe, começa, oficialmente, na próxima segunda (17). No entanto, cinco das sete cidades que receberão o evento, já tem atividades previstas e em andamento durante esta semana. Em Brejo da Madre de Deus, Recife, Caruaru, Igarassu e Olinda a programação começa mais cedo e envolve os participantes em ações que tem como enfoque a diversidade de visões, enfoques, reflexões, experiências e práticas afeitas ao segmento dos patrimônios material e imaterial do estado.

Daniella Esposito (divulgação)

Daniella Esposito (divulgação)

A Exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar” , galeria móvel sustentável de Miguel Igreja fica em Brejo até quinta (13). De lá, segue para Caruaru, Igarassu e Paudalho.

Em Brejo da Madre de Deus, as atividades começaram na última segunda (10) e seguem até esta quinta (13). Lá, acontecem palestras/aulas voltadas, prioritariamente para alunos do ensino médio de instituições públicas chamam a atenção para as questões de restauro de patrimônios históricos e culturais, e para a arqueologia. O ponto alto da programação em Brejo é o projeto Cinema na Estrada, que exibe o filme A Compadecida (1969), dirigido por George Jonas, com base na mais famosa obra do dramaturgo Ariano Suassuna. A exibição será na quinta (13), às 19h, na Praça Agnelo Campos, em Nossa Senhora do Bom Conselho. O momento é simbólico pois a obra original completa 60 anos em 2015 e o filme foi gravado em Brejo da Madre de Deus.

Olinda também tem programação prévia da VII Semana do Patrimônio. A Cidade Alta, que é Patrimônio Cultural Brasileiro e tem quase 1/3 do seu território tombado, recebe, nesta quarta (12) e quinta (13), o “Olinda, Diálogos Patrimoniais – Gestãod e Equipamentos Cultural”, que será dividido em duas mesas. Os debates terão a participação de representantes do SESC-PE, Mamam, Museu da Abolição, IDG, Itaú Cultural e do secretário de Cultura e Turismo de Zabelê (PB), Romerio Zeferino.

Também dentro da programação da semana pré, o município de Igarassu inaugura, no próximo sábado (15), a sua Casa do Patrimônio. O espaço que pretende abarcar ampla programação, abrirá suas portas com a exposição Preservar Igarassu. Com duração de um ano, a mostra tem como destaque o patrimônio histórico, cultural e paisagístico do município. Dentro da exposição serão apresentados painéis, documentários, peças representativas do patrimônio imaterial e de importantes expressões culturais da cidade, a exemplo do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo de Pernambuco e maracatu mais antigo do Brasil.

No Agreste do estado, Caruaru abre sua programação da Semana do Patrimônio nesta sexta (14), a partir das 10h, com a Mesa de abertura da exposição “106 anos do Mestre Vitalino e da Arte Decorativa do Alto do Moura”, em que alunos da Escola Municipal Professor Rubens de Lima Barros fazem releituras das obras de Mestre Vitalino, Zé Caboclo e Manuel Eudócio, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A programação segue no domingo (16), com o “Pare, olhe e curta! Preserve Caruaru”, que acontece em dois horários: às 9h, com passeio de bike até o Rio Ipojuca; e às 14h, com exposição de trabalhos, apresentações culturais e artísticas locais, na Antiga Estação Ferroviária de Caruaru. Também na Estação, mais cedo (a partir das 13h), a exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar”, na Galeria Móvel Sustentável, de Miguel Igreja.

Recife também inicia mais cedo as suas atividades da VIII Semana do Patrimônio (mesmo tendo sua abertura oficial no dia 17, no Teatro de Santa Isabel). Na sexta (14) e sábado (15), o bairro de Água Fria recebe “Maracatu no Solo Sagrado: patrimônios culturais dos povos de terreiro”, uma série de atividades (visitação, exibição de vídeo-documentário, oficinas de dança e percussão) que acontecem na sede do Maracatu Raízes de Pai Adão. Já no sábado (15) e domingo (16), acontece, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, o projeto “Olha! Recife”, que promoverá passeios por monumentos históricos e culturais da cidade. Serão três momentos: sábado (15), às 14h, o circuito de praças Burle Marx, de ônibus; no domingo (16), às 8h30, o projeto se integra à Caminhada do Patrimônio, que vai do Museu do Trem ao Ginásio Pernambucano; e, no mesmo horário, sai, também do Museu do Trem em direção ao Memorial da Justiça, o circuito via bike.

< voltar para home