Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nazaré da Mata recebe programação da terceira Noite dos Mestres do Apito

Pela terceira edição consecutiva, o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, vai sediar a terceira Noite dos Mestres do Apito, projeto cultural, realizado com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. A festa será neste sábado (26), na sede do Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, localizado no bairro do Sertãozinho, a partir das 21h.

O projeto, de itinerância cultural, coordenado por Cilda Trindade, busca promover uma noite especial, dedicada à valorização da arte, poesia e musicalidade, produzidos por grupos de maracatus rurais, do município.

Nesta edição, a festa conta com a participação da evolução dos brincantes do Maracatu Águia de Ouro, que tem à frente o mestre de maracatu, Natal Francisco da Silva (Cobrinha). Já o mestre convidado para ensaiar juntamente com os fogalzões é Josemir Henrique, do Maracatu Cambinda Nova, também de Nazaré da Mata.

História dos mestres – Considerado ícone nova geração de poetas popular, mestre Josemir Henrique começou 15 anos, no ano de 2014, no Maracatu Sonho de Criança, composto por brincantes mirins. Lá, exercitava a rima e a poesia, soltando as primeiras palavras que vinham à cabeça. Aprenderia mais com o mestre João Paulo, referência na cultura popular e um dos mais respeitados dentro do maracatu rural.

Mestre Josemir Henrique, do Cambinda Nova, de Nazaré da Mata

Mestre Josemir Henrique, do Cambinda Nova, de Nazaré da Mata

Em 2015, preparado pelo mestre João Paulo, Josemir assume oficialmente o comando do Maracatu Leão da Boa Vista. Daí por diante não parou mais. Já passou pelo Maracatu Leão da Mata Norte de Tracunhaém; Pantera da Vila de Chã de Alegria; e Leão de Ouro de Nazaré da Mata. Atualmente, ocupa o posto de mestre do Maracatu Cambinda Nova, de Nazaré da Mata.

O mestre Natanael Francisco da Silva, conhecido como mestre Cobrinha, carrega uma longa história como poeta popular. Sua carreira como mestre de maracatu teve início aos seus 17 anos. De lá para cá, os  improvisos de rimas e poesias tomaram conta de sua vida. Hoje, aos 54 anos, ele guarda a memória da época em que brincou nos Maracatu Leão das flores de Itaquitinga; Leão formoso de Maraty; Cambinda Estrela de Itaquitinga; Leão Mimoso de Upatiniga; e  Águia de Ouro de Casa Amarela. Hoje, ele se apresenta no Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata.

Mestre Cobrinha, do Maracatu Águia de Ouro, de Nazaré da Mata.

Mestre Cobrinha, do Maracatu Águia de Ouro, de Nazaré da Mata.

Programação – Até o fim deste ano, o Projeto Noite dos Mestres do Apito vai percorrer mais duas sedes de maracatu rurais de Nazaré da Mata. No dia 23 de novembro, o ensaio chega à sede do Maracatu Águia Dourada, no Bairro do Sertãozinho. Na ocasião, o mestre convidado será André de Lica. Já no mês de dezembro, para fechar a programação de ensaios, o projeto acontecerá na sede do Maracatu Leão Africano, Centro da Cidade. Para celebrar à noite, o convidado será mestre Bi.

Serviço
3ª Noite dos Mestres do Apito
Quando: 26/10 (sábado), às 21h
Local: Sede do Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, localizado no bairro do Sertãozinho
Entrada gratuita

< voltar para home