Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Patrimônios vivos de Pernambuco participam de eventos fora do estado

J. Borges tem parte de suas obras expostas no Sesc Campinas e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu levará sua tradição para celebrar o Dia Municipal do Maracatu, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Foto: Priscilla Buhr

Foto: Priscilla Buhr

J. Borges

Por Roberto Moraes Filho

Aos 80 anos, um dos patrimônios vivos da cultura pernambucana e mestre da literatura de cordel e da xilogravura no estado, J. Borges, está sendo representado através de sua arte, na exposição ‘Na Corda do Cordel’, que segue em cartaz no Sesc Campinas, em São Paulo, desde o último dia 15 de março. Reunindo parte do precioso acervo do mestre, a mostra traduz a partir de 20 obras selecionadas, um pouco do que representa o universo criativo do artesão da cidade de Bezerros, no Agreste pernambucano, juntamente com outros nomes do segmento artístico a nível nacional.

“Na exposição, estou retratando minha trajetória de 52 anos dedicados à xilogravura. Durante as atividades culturais da mostra, também realizei palestra e duas aulas para o público presente, acompanhado de meu filho, repassando conhecimentos sobre técnicas rústicas que utilizo na produção de minha arte”, explicou J. Borges, que já se encontra de volta as atividades do seu ateliê em Bezerros, desde o domingo (20). A exposição ‘Na Corda do Cordel’ fica em cartaz no Sesc Campinas até o dia 27 de março.

Já o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, patrimônio vivo conhecido pela forma diferenciada de interpretar o seu baque virado, através de toadas e coreografias, participa na próxima quinta-feira (24), na cidade de Fortaleza, Ceará, do tradicional cortejo de cultura popular local, que homenageia o Dia Municipal do Maracatu e também as celebrações em torno da Libertação dos Escravos no estado do Ceará.

Com concentração a partir das 15h, no Parque da Liberdade, localizado na Cidade da Criança, o cortejo sairá às 16h, tendo como percurso as ruas Pedro Pereira e Floriano Peixoto, seguindo até a Praça do Ferreira, onde o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu estará se apresentando.

Foto: Renato Spencer

Foto: Renato Spencer

Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu

Também estarão participando da festividade, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SecultFor), os maracatus Axé de Oxossi, Az de Ouro, Filhos de Iemanjá, Kizomba, Leão de Ouro, Nação Baobab, Nação Fortaleza, Nação Iracema, Nação Palmares, Nação Pici, Rei do Congo, Rei de Paus, Rei Zumbi, Solar, Vozes da África e os afoxés Filhos de Oyá, Acabaca, Obá Sa Rewa e Oxum Odolá.

Serviços:
- Exposição ‘Na Corda do Cordel’ (com obras de J. Borges)
Período: de 15 a 27 de março, no horário das 9h às 22h
Local: Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas – SP)

- Dia do Maracatu na cidade de Fortaleza (CE), com apresentação especial do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Quando: quinta-feira, 24 de março
Concentração: a partir das 15 horas, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança)
Percurso: Ruas Pedro Pereira e Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira
Programação:
15h – Concentração no Parque da Liberdade
16h – Cortejo dos Maracatus do Parque da Liberdade até a Praça do Ferreira
18h – Apresentação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (PE)
19h – Coroação das Rainhas

< voltar para home