Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Pilar do teatro pernambucano, Arary Marrocos faz 80 anos

Uma festa em Caruaru marca a data especial, comemorando o aniversário de uma das fundadoras do Teatro Experimental de Arte, um Patrimônio Vivo de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

Arary Marrocos é uma das fundadoras do Teatro Experimental de Arte – Patrimônio Vivo de Pernambuco

Pernambuco celebra neste 24 de abril de 2018 os 80 anos de uma força da nossa cultura. Arary Marrocos Bezerra Pascoal é atriz, produtora, encenadora, educadora e ainda bacharela em Direito e em Contabilidade. Nascida em Belo Jardim, Arary iniciou sua trajetória em teatro no ano de 1952, no Colégio de Caruaru, com a criação do grupo de Teatro Estudantil da escola. Com o objetivo de contribuir ainda mais para a formação de jovens e estudantes por meio da arte, Arary fundou, em 16 de julho de 1962, o Teatro Experimental de Arte (TEA), um Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Reprodução

No período de 1982 a 1985, foi diretora da Casa de Cultura José Conde e idealizadora do I Encontro de Bacamarteiros da Região e, ainda, organizadora do X Trem do Forró. Foi professora voluntária no Colégio Nicanor Souto Maior, em Caruaru, no período de 1995 a 2001, tendo dirigido os espetáculos: ‘‘A bruxinha que era boa”, ‘‘O baile do menino deus”, ‘‘A menina que perdeu o gato enquanto dançava frevo na terça‐feira de carnaval”, ‘‘O eclipse”, ‘‘A tristeza da la ursa” e ‘‘Cancão de Fogo”. Como atriz, participou de montagens históricas do TEA, tais como: A Raposa e as Uvas; Morte e Vida Severina; Antigona; e A Incelença.

Reprodução

Arary participa ativamente, desde sua criação, do Festival de Teatro Estudantil do Agreste (FETEAG) que, em seus 37 anos, já promoveu cerca de 600 espetáculos e alcançou mais de 200 mil espectadores. Seu percurso de dedicação à arte e à cultura do Estado contempla ainda experiências como a presidência da Associação dos Artistas de Caruaru (Assartic) e do Rotary Club Caruaru Norte.

Reprodução

Atualmente, preside a ACACCIL – Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras e integra os Conselhos Municipal e Estadual de Política Cultural, tendo atuado intensamente na mobilização e organização da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco (2018).

Divulgação

Divulgação

Arary na Pré-Conferência Estadual de Cultura do Agreste Central (2018)

Celebração 
Uma festa em Caruaru marca nesta terça-feira (24), os 80 anos de Arary. Será a partir das 19h, no Teatro Licio Neves (R. Carlos Laet, 352 – Indianópolis). Participe!

 

< voltar para home