Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Preservação do patrimônio cultural pernambucano é marca do FIG 2015

Durante os dez dias de Festival de Inverno de Garanhuns, público vai aplaudir 12 Patrimônios Vivos do estado. Ações de educação patrimonial também integram a programação.

A participação de mestres da cultura pernambucana na 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns garante a política de valorização e preservação do patrimônio imaterial do estado. Serão doze os patrimônios vivos de Pernambuco que se apresentarão nos diversos polos do FIG. A grade de preservação cultural contempla ainda cortejo dos patrimônios imateriais e ações educativas como oficinas, diálogos e até a apresentação de um jogo sobre patrimônio.

Costa Neto/Secult

Costa Neto/Secult

O ‘Jogo do Patrimônio’ vai possibilitar ao participante, de forma lúdica, um estímulo a novas percepções sobre o patrimônio cultural do Estado

Com duas edições, a ação Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 fará a sensibilização para a preservação do patrimônio histórico cultural. Realizadas em quilombos, a oficina chega ao Quilombo Timbó na terça-feira (21) e ao Quilombo Caluête no sábado (25), sempre com atividades das 9 às 17 horas. Outras duas oficinas também continuarão o trabalho de formação cultural na área patrimonial. Desenvolvidas nas tardes de terça (21) e quarta-feira (22) na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), a oficina ‘Patrimônio Cultural de Garanhuns: Educação, Consciência e Cidadania’ será ministrada por Danielle Ferreira, enquanto a oficina ‘A Obra Cantada e Falada de Dominguinhos’ terá Ana Paula Ferreira como facilitadora.

Renata Pires

Renata Pires

Lia de Itamaracá e outros onze patrimônios vivos de Pernambuco são ilustres atrações do FIG

O destaque para o patrimônio imaterial do estado também estará presente nos palcos do FIG, que entre os dias 19 e 25 receberá doze patrimônios vivos. São representantes de diversas manifestações culturais, como ciranda, caboclinho, maracatu de baque virado, maracatu de baque solto, frevo, coco, embolada, banda filarmônica e circo. O primeiro patrimônio vivo a se apresentar no festival será o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, no domingo (19) no Palco da Cultura Popular. “Após alguns anos sem nos apresentarmos no FIG, agora voltamos como Patrimônio Vivo e estamos muito felizes com essa oportunidade. Por isso esperamos fazer um pequeno arrastão de poesia e do colorido do maracatu de baque solto em Garanhuns, para sentir o calor do público presente”, comenta o presidente do grupo Zé Lourenço, antecipando que o grupo já encontra-se nos preparativos para a comemoração dos 50 anos da organização cultural a ser celebrado em 1º de janeiro de 2016.

Caboclinho 7 Flexas, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Clube Indígena Canindé, Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Mestre Galo Preto, Índia Morena e a Banda Musical Euterpina de Timbaúba também são ilustres atrações do festival.

No sábado, 25/7, o maracatu Leão Coroado, o Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite e Lia de Itamaracá encerram a programação do Palco de Cultura Popular. “Estamos preparando mais uma grande apresentação, pois encaramos o festival como um atrativo cultural tal qual o carnaval de Olinda”, revela o diretor de eventos do clube de alegorias O Homem da Meia Noite, Heitor Delgado, que levará para Garanhuns, além do Boneco Gigante, orquestra, passistas e a diretoria do clube.

Confira destaques da programação de Patrimônio e Preservação Cultural no FIG 2015:

>> Patrimônios Vivos

Domingo, 19/7 | Palco de Cultura Popular
13h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
17h – Associação Musical Euterpina de Timbaúba

Segunda-feira, 20/7
17h – Cortejo dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil
Associação Cultural Maracatu Nação Tigre, Maracatu de Baque Solto Águia Dourada de Glória do Goitá, Cavalo Marinho do Mestre João Piccia
Local: Palco dos Mamulengos e Pontos de Cultura – Parque Euclides Dourado

Terça, 21/7 | Palco de Cultura Popular
17h – Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu

Quarta, 22/7 | Palco de Cultura Popular
12h – Caboclinho 7 Flexas

Quinta, 23/7 | Palco de Cultura Popular
14h – Clube Indígena Canindé
19h – Mestre Galo Preto

Quinta-feira, 23/7 | Palco Instrumental
21h – Maestro Ademir Araújo

Sexta, 24/7 | Palco Instrumental
21h – Maestro Duda

Sábado, 25/7 | Circo
16h – Índia Morena

Sábado, 25/7 | Palco de Cultura Popular
14h – Maracatu Leão Coroado
16h -  Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite
17h – Lia de Itamaracá

>> Educação Patrimonial

Terça-feira, 21/7
9h às 17h – Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Oficina de Educação Patrimonial
Local: Quilombo Timbó

Sábado, 25/7
9h às 17h – Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Oficina de Educação Patrimonial
Local: Quilombo Caluête

- Circulação Mamulengo Patrimônio do Brasil: Apresentações de mamulengo nas comunidades tradicionais e bairros de Garanhuns.
Locais: CEAGA (18 e 25/7), São João (20/7), Cohab (21/7), Mané Chéu (22/7), Várzea (22/7), Mundaú (24/7)

>> Formação Cultural

Preservação | Patrimônio Cultural de Garanhuns: Educação, Consciência e Cidadania
Facilitadora: Danielle Ferreira
De 21 a 22/7 | 14h às 18h
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA

Preservação | A Obra Cantada e Falada de Dominguinhos
Facilitadora: Ana Paula Ferreira
De 21 a 22/7 | 14h às 18h
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA

< voltar para home