Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Rodas de diálogos, palestras e jogos didáticos marcam a reta final da Semana do Patrimônio

Beto Figueirôa/Secult-PE

Beto Figueirôa/Secult-PE

No sábado (20), a sede do Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco, abre suas portas, a partir das 14h, para uma visitação guiada e a palestra ‘Os segredos do gigante’, ministrada por Luiz Adolpho, presidente da agremiação

A 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco continua nesta quinta (18) e sexta-feira (19), com vários destaques importantes na sua programação. Haverá rodas de diálogos, palestras e jogos didáticos sobre temas que giram em torno da preservação dos patrimônios. O Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, por exemplo, sediará às 9h desta quinta o debate ‘Experiências de turismo de base comunitária e desenvolvimento’. Na sequência, às 15h, haverá o debate Saber fazer e sustentabilidade: cadeia produtiva nos patrimônios culturais de Pernambuco.

Também no Bairro do Recife, às 15h desta quinta, o Museu Cais do Sertão será palco do debate “A Rádio Frei Caneca enquanto veículo de divulgação da música pernambucana”, com a presença de Renato L., Patrick Torquato e Leonardo Salazar. Já o Espaço Pasárgada, na Boa Vista, segue até a próxima sexta (19) com a exposição “Costa Leite: A voz da poesia em cartaz”, que apresenta matrizes de xilogravuras, livros e livretos de cordel, vídeos e fotografias retratando a vida e obra do mestre da xilogravura. A visitação é gratuita e pode ser feita das 9h às 17h.

Na sexta-feira (19), o Teatro Arraial Ariano Suassuna sediará duas atividades. Às 14h, haverá a apresentação “A contribuição do Funcultura para a preservação do patrimônio cultural de Pernambuco”, com a presença de Gustavo Araújo, superintendente Funcultura, e de alguns projetos que foram incentivados pelo Fundo. Mais tarde, às 16h, o espaço cultural receba uma mesa de debates em homenagem a Joaquim Nabuco e ao Dia do Historiador, com Leonardo Dantas e Reinaldo Oliveira, membros do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.

No mesmo dia, a Estação Central Capiba/Museu do Trem realiza mais uma edição do jogo didático “Chegadas e partidas”. A brincadeira é inspirada na exposição homônima que fica instalada no local e conta um pouco da história das ferrovias em Pernambuco.

Olinda, Paudalho e Jaboatão dos Guararapes – As ações da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco se estendem ainda por outras cidades da Região Metropolitana. A Casa do Patrimônio de Olinda, no Amparo, recebe nesta quinta (18) a palestra “Inventário Participativo: Metodologia”, ministrada por Sônia Florêncio. No sábado (20), a partir das 14h, a sede do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco, abre as portas para uma visitação guiada, com direito a sessão de fotos com o calunga original e palestra “Os segredos do Gigante”, ministrada por Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite.

Em Paudalho, um dos destaques da quinta (18) é a caminhada eco-cultural, com estudantes da rede pública, em direção à Barragem do Goitá, saindo às 8h. Na sequência, o Arquivo Público Municipal da cidade abre as portas com a exposição Biu Sanfoneiro, que conta a trajetória de um dos mestres da cultura local.

Em Jaboatão, o recém-reinaugurado Cine Teatro Samuel Campelo sedia na sexta (19) uma série de atividades. Às 9h, a programação começa com a realização da palestra “Conviver com o Patrimônio Cultural”, seguida de apresentações culturais com alunos das escolas municipais e finalizando com a palestra Conhecer o Patrimônio com a Cartilha de Educação Patrimonial em quadrinhos, ministrada por Isaac Luna. Confira aqui a programação completa da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

< voltar para home