Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Secult e Fundarpe lançam 2ª edição da Revista Aurora 463

Publicação é a revista oficial da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

A segunda edição da Revista Aurora 463 reafirma o compromisso de ser a guardiã de todas as ações, conhecimentos e informações que circularam durante a IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e que chegou a mobilizar, em agosto de 2016, aproximadamente, 15 mil participantes.

O nosso desafio é sintetizar as múltiplas atividades produzidas nos diversos municípios envolvidos: Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Recife e Tamandaré. Além de registrar a emoção da celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, da diplomação de todos os Patrimônios Vivos de Pernambuco e da entrega do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural 2015. Uma festa que lotou o Teatro de Santa Isabel, no dia 17 de agosto de 2016.

Na sessão Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho 2015, o leitor terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância de incentivar as experiências exitosas ligadas às práticas de preservação do patrimônio cultural em suas diversas linguagens: literatura, fotografia, cinema, teatro, gastronomia, dança, entre outras modalidades. Os depoimentos dos vencedores nas três categorias: Formação; Promoção e Difusão; Acervos Documentais e Memória Cultural, além dos homenageados com Menção Honrosa, poderão ser conferidos.

O Giro no Patrimônio segue a linha de registro, estilo minireportagem, percorrendo as ações realizadas nos nove municípios presentes na nona edição. Mais uma vez reforçamos os quatro eixos básicos de nossas ações: Brincar, Experimentar, Interpretar e Pensar o patrimônio. Conceito utilizado com a intenção de abarcar o universo sensorial e afetivo das atividades incentivadas pela Semana do Patrimônio desde a sua quinta edição, em 2012.

Os testemunhos das atividades de nossos parceiros foram tão significativos que mereceram um destaque especial. Foi criada a sessão Relatos. Espaço livre e democrático para o diálogo e a discussão dos temas levantados em suas múltiplas especificidades: oficinas, minicursos, palestras, exposições e outros.

Em Artigos Acadêmicos, publicamos 15 textos dos conferencistas e palestrantes que participaram das atividades da IX Semana do Patrimônio e que abordaram, em suas atividades, trabalhos relacionados à preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco e do Brasil, além do tema sugerido Participação social na preservação do patrimônio cultural.

Em relação ao artigo da Professora e Arqueóloga Rosiane Limaverde, ele é publicado postumamente em virtude do seu falecimento em março deste ano. A Secretaria de Cultura (SECULT-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) lamentam e prestam homenagem à memória de Rosiane e aos seus estudos, especialmente pelo trabalho de Arqueologia Socioinclusiva com crianças e adolescentes desenvolvido na Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri ao longo de quase 25 anos.

Boa leitura!

< voltar para home