Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Secult-PE e Fundarpe promovem ciclo de formação para o XI Concurso do Patrimônio Vivo

A ação, que acontece em vários municípos de Pernambuco, consiste na divulgação e instrução detalhada do edital do XI Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Divulgação

A Secult-PE e a Fundarpe promovem, neste mês de setembro, em diferentes municípios de Pernambuco, o ciclo de formação para instrução sobre o edital do XI Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, cujas inscrições seguem até 19 de outubro. A atividade é voltada a diferentes públicos, contemplando detentores de bens culturais, pesquisadores, produtores culturais, mestres e grupos culturais que queiram concorrer ao Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A ação consiste na divulgação detalhada do edital com o objetivo de instruir a população sobre os critérios necessários para a inscrição e será ministrada pelos técnicos da Secult-PE e Fundarpe. Este ano, o concurso deverá contemplar seis candidatos, sendo três referentes ao ano 2015 e três referentes ao ano de 2016, e rebe inscrições entre 05 de setembro e 19 de outubro de 2016.

O ciclo de formação sobre o edital do RPV-PE  teve início na última quarta-feira (14) em Recife, na Casa do Carnaval que fica no Pátio de São Pedro. Neste domingo (18), segue para o município de Aliança, na Zona da Mata Norte Pernambucana, onde acontecerá na sede da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Nos dias 21 e 22 é vez de Caruaru e Olinda, respectivamente. No dia 23, retorna ao Recife, no Paço do Frevo. Novas datas serão divulgadas contemplando municípios do Agreste e Sertão pernambucano.

Para saber mais informações sobre o XI Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, clique aqui.

A LEI – O Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – RPV, é instituído pela Lei Estadual nº 12.196, de 02 de maio de 2002 e regulamentado pelo Decreto nº 27.503, de 27 de dezembro de 2004. Desde 2005 até este ano, já foram titulados trinta e nove Patrimônios Vivos, tendo falecido já dez destes. Através da concessão do título de “Patrimônio Vivo de Pernambuco”, mestres e grupos ligados a diferentes manifestações da cultura popular e tradicional representativas da cultura pernambucana recebem bolsas vitalícias de apoio financeiro, garantindo, dessa forma, que os artistas repassem seus conhecimentos às novas gerações de aprendizes. Atualmente, as bolsas são no valor de R$1.321,08 mensais para pessoas físicas e R$2.642,19 mensais para grupos culturais, como incentivo à realização e perpetuação de suas atividades. Ressalta-se que os valores serão atualizados na forma prevista na Lei Estadual nº 11.922, de 29 de dezembro de 2000.

A Lei do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem como objetivo reconhecer, valorizar e apoiar mestres e grupos que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular – formas de expressão, saberes, ofícios e modos de fazer, em especial, os que sejam capazes de transmitir seus conhecimentos, valores, técnicas e habilidades às novas gerações de aprendizes, objetivando a proteção, preservação e a difusão do patrimônio pernambucano.

Serviço:

Ciclo de formação – XI Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Quando: 14 de setembro
Horário: 10h
Local: Casa do Carnaval – Pátio de São Pedro
Endereço: Pátio de São Pedro nº 38, Bairro de São José. Recife-PE
Telefone: 3355-4311 | 3355-4331
E-mail: centrocasaval@recife.pe.gov.br | casadocarnavalrecife@gmail.com

Quando: 18 de setembro
Horário: 10h
Local: Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Nazaré da Mata

Quando: 21 de Setembro
Horário: 15h
Local: Museu do Barro de Caruaru
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru–PE
Telefone: (81) 3727.7839 | 3721.2545
E-mail: museudobarro@fundarpe.pe.gov.br

Quando: 22 de Setembro
Horário: 14 horas
Local: Casa do Patrimônio de Olinda
Endereço: R. Amparo, 59 – Amparo, Olinda – PE
Telefone: (81) 3429-2862

Quando: 23 de Setembro
Horário: 14 horas
Local: Paço do Frevo
Endereço: R. da Guia, s.n. – Recife–PE
Telefone: (81) 3355-9504
E-mail: luiz.santos@frevo.org.br

< voltar para home