Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Semana do Patrimônio promove palestras, debates, passeios e atividades culturais

A 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco promove uma série de ações nesta quarta-feira (16), véspera do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, que será celebrado na quinta-feira (17), com uma cerimônia especial no Teatro de Santa Isabel.

A primeira delas acontece no Palácio dos Manguinhos (Av. Rui Barbosa, S/N – Graças, Recife/PE), com a palestra da arquiteta do Iphan e representante da Casa do Patrimônio, Márcia Hazin, que falará sobre a “Conservação Preventiva do Patrimônio Religioso”, a partir das 9h30. O acesso é gratuito.

Também às 9h30, a Estação Central Capiba/Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n – São José) contará com a apresentação de teatro de bonecos. A atividade é voltada ao público infantil e é gratuita.

Já o Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife/PE) dá continuidade ao Minicurso Zeladoria de Bens Culturais, restaurador Antônio Sarasá. O curso é direcionado às equipes que gerenciam os equipamentos culturais do Estado e tem como objetivo possibilitar aos participantes a oportunidade de aprenderem técnicas de manutenção e zeladoria para o acervo de suas instituições.

A Casa dos Conselhos de Cultura do Estado (Av. Oliveira Lima, 813 – Boa Vista), conhecida também como a Casa de Oliveira Lima, sedia, às 10h, a palestra “O que precisa ser tombado no Recife? “. O historiador Leonardo Dantas, membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, é quem comandará a atividade, que é aberta ao público.

O Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife/PE) abre suas portas para o segundo dia do Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural, que, nesta quarta-feira (16), contará com a apresentação do projeto do Funcultura “Urso de Carnaval”, produzido por Ester Monteiro, a partir das 8h30; a mesa-redonda “Gestão dos patrimônios culturais, editais; financiamento público e privado para preservação; sustentabilidade e salvaguarda”, que, com mediação do superintendente do Funcultura, Gustavo Duarte, reunirá os palestrantes Maria Helena Melo da Cunha (Consultora da Inspire Gestão Cultural), Fernanda Pacini e Ronaldo de Moraes (representantes do Instituto Alvorada Brasil – Projeto Mapa de Financiamento de Projetos Culturais), a partir das 10h.

À tarde, o Teatro Arraial recebe o debate “Patrimônio Azulejar em Pernambuco ” que reunirá os arquitetos Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti, Carmem Muraro, Roberto Carneiro em torno do riquíssimo acervo do azulejo de nosso Estado. A mesa-redonda, que acontecerá às 14h, contará com mediação do arqueólogo Ulisses Pernambucano de Melo Neto.

Às 14h, o projeto Olha, Recife! realiza uma pedalada entre o circuito Capela da Jaqueira e o Museu do Estado de
Pernambuco (MEPE), a fim de mostrar a singularidade arquitetônica desses espaços. A saída será do Parque da Jaqueira.

Por fim, o Centro de Artes e Comunicação da UFPE (Av. da Arquitetura, S/n – Campos Universitários, Recife/PE) também se integra à programação da 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com a realização da Conferência de Tecnologia, Cultura e Memória. O evento começa nesta quarta(16) e segue até sexta-feira (18), no Auditório Evaldo Coutinho, e contará com rodas de conversa, fóruns, palestras e passeios sobre curadoria, gestão de dados e memória. Para mais informações, acesse: www.liber.ufpe.br/ctcm2017.

A programação da 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco segue até a próxima sexta-feira (18). Aqui, no Portal Cultura.PE, é possível encontrar todas as atividades do evento.

< voltar para home