Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Sessão solene presta homenagem aos caboclinhos e tribos indígenas

A Câmara Municipal do Recife sediará a Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio. Por proposição do vereador Almir Fernando do PCdoB, através do Projeto de Lei nº 145/2016, foi instituído o dia 19 de abril como o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio. A homenagem ocorrerá na próxima sexta-feira (2) das 16h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal do Recife

A data representa uma grande vitória, valorizando e preservando a cultura como forma de expressão viva e dinâmica inerente ao povo. E, também, pelo trabalho social que os grupos desenvolvem em diversos bairros e municípios, durante todo o ano, com crianças, adolescentes, jovens e adultos, proporcionando a inclusão social por meio da cultura e da arte.

Caboclinho Carijó: homenageado do carnaval 2017

Caboclinho Carijó: homenageado do carnaval 2017

Os Caboclinhos são agora oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A honraria foi concedida, por unanimidade, em novembro de 2016, no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na sede do Instituto Histórico e Artístico Nacional -IPHAN, em Brasília. Com o título, o caboclinho fica inscrito no Livro das Formas de Expressão e tem garantidos o reconhecimento, a valorização e a salvaguarda de um conjunto de bens culturais, saberes, fazeres e formas de expressão que o representam.

Com objetivos de manter viva nas pessoas a história dos nativos do nosso país e ressaltar a importância dessas agremiações, a sessão homenageará os caboclinhos e as tribos de índios premiados no Concurso de Agremiações Carnavalescas 2017 do Recife (Tribo Indígena Carijós do Recife; Tribo Indígena Kapinawa; Tribo Indígena Tapirapé; Caboclinhos Tainá; Tribo de Índios Tupiniquins; Tribo de Índio Tupi Guarani; Índios Tabajaras e Tribo Indígena Orubá). Para composição da mesa, foram convidados o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, a Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, o Diretor de Programação da Rede Globo Nordeste, Arísio Coutinho Filho e o Presidente da Associação dos Caboclinhos e Tribos de Índios do Recife, Jefferson Roberto Cosme dos Santos (Pai Jefferson, da Tribo Carijós do Recife, homenageada do Carnaval 2017 do Recife).

Para enriquecer ainda mais o evento, no encerramento acontecerá um breve cortejo com alguns caboclos e índios, estandartes, ternos etc.

< voltar para home