Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Simpósio e Seminário de Educação Patrimonial encerram programação da Semana de Patrimônio

A 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco chega à reta final nesta sexta-feira (18), com uma série de atividades programadas para o último dia. Confira:

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

A Banda 15 de Novembro, centenária banda militar criada em Gravatá, encerra a programação do Seminário de Educação Patrimonial, na Faculdade de Direito do Recife

2º Seminário de Educação Patrimonial – A Faculdade de Direito do Recife (Praça Adolfo Cirne, S/N – Boa Vista, Recife/PE) sedia a segunda edição do Seminário de Educação Patrimonial de Pernambuco. A atividade está agendada para acontecer das 8h às 17h, e discutirá a relação “Museu-Escola: desafios e possibilidades”. A conferência de abertura será proferida pela professora Manuelina Cândido (UFG) e terá de mediação de Regina Batista, que é membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Ao longo do dia, haverá ainda as mesas-redondas: “O museu como espaço pedagógico”, com as participações de Severino Ribeiro (Museu Louis Jacques Brunet do Ginásio Pernambucano), Amélia Campelo (Museu do Barro de Caruaru), Edna Silva (Museu do Homem do Nordeste) e Amanda Paraíso (Fundarpe ); “O museu e sua natureza simbólica”, que vai reunir Fabiana Sales (Museu da Abolição), Jader Tachlitsky (Sinagoga Kahal Zur Isrrael), Maíra Silveira (Museu de Arte Sacra de Pernambuco), sob a mediação de Wellington Lima (Fundarpe); “O museu como difusor do conhecimento”, que contará com a presença de André Cardoso (Museu do Trem/Estação Central Capiba), Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência), Maria do Carmo Costa (Museu de Arqueologia da UNICAP) e mediação Nilson Rocha (Fundarpe ); e “O museu e suas representações de tempo e espaço”, que, sob a mediação de Jacira França (Fundarpe ), reunirá os palestrantes Nicole Costa (Paço do Frevo), Sandro Vasconcelos (Museu da Cidade do Recife), Cristiana Lima (Museu do Estado de Pernambuco). Às 17h30, a Banda 15 de Novembro (Patrimônio Vivo do Estado) encerra a programação do evento, com uma apresentação nas escadarias do prédio da faculdade.

Simpósio - Batizado de “Reflexões Acadêmicas sobre o Patrimônio Cultural”, a 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco promove um simpósio acadêmico entre estudantes e professores de sete instituições de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco: Damas, Esuda, FBV, UFPE, Unicap, Uninassau e UNIFAVIP. A atividade acontecerá no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife/PE) a partir das 9h, e mostrará, através da exposição de banners e colóquios, a produção da comunidade acadêmica sobre o patrimônio cultural pernambucano. Veja os trabalhos que serão apresentados:

*DAMAS - Preservação e Renovação Urbana no Recife: Uma dialética nos Imóveis Especiais de Preservação;

*ESUDA - Estudo dos casarões do entorno da Praça Euclides da Cunha, Recife-PE;

*FBV - Mapeamento de danos e descaracterizações dos pavilhões de habitação coletiva (tipo Carville) do Leprosário da Mirueira

*UFPE - Intervenção no Grande Hotel

*UNICAP - Paisagem Urgente: um estudo sobre conservação e renovação urbana na Rua da Aurora;

*UNINASSAU - Novas visões de reusos em patrimônio: pavilhão Luís Nunes;

*UNIFAVIP - Preservação da Suíça Pernambucana: diretrizes para preservação histórica, paisagística de Garanhuns-PE

Lançamento - Ainda na sexta-feira (18), os professores Terezinha de Jesus Pereira da Silva (membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural) e Sérgio Mota Bitencourt lançam, às 9h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, o livro Espaço Pasárgada: A Casa de Manuel Bandeira, que revela toda história e o acervo do equipamento cultural.

Workshop - Já a Estação Central Capiba/Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n – São José – Recife/PE) contará com o workshop “Conservação, preservação e curadoria: nuances da educação patrimonial em acervos museológicos”, às 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do número: (81) 3184.3197.

Paço do Frevo - O equipamento cultural, localizado na Rua da Guia, s/n – Bairro do Recife/PE, também finaliza sua programação da Semana do Patrimônio com diversas ações. A tradicional Hora do Frevo, que acontece sempre às 12h, receberá o Bando de Viola. Das 14h às 17h, acontecerá um momento de formação voltado para professores, profissionais de educação e estudantes de licenciaturas. A atividade “Vivências educativas e patrimônio cultural: experiências do núcleo educativo do Paço do Frevo” é gratuita e os interessados deverão se inscrever através do telefone: (81) 3355.9500.

Confira a programação completa da 10ª Semana Cultural do Patrimônio aqui.

< voltar para home