Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

Terça Negra faz homenagem a Ogum, o orixá da coragem

Ação do Movimento Negro Unificado realizada no Pátio de São Pedro, no Recife, terá apresentações de grupos de coco, afoxé e maracatu nesta terça (19)

Foto: Magda Silva

Foto: Magda Silva

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá é uma das atrações desta edição da Terça Negra

A Terça Negra, projeto realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) no Pátio de São Pedro, fará uma homenagem a Ogum, orixá da coragem, protetor dos templos, das casas e dos caminhos. A edição desta terça (19) terá apresentações de grupos de coco, afoxé e maracatu, e será antecedida de uma sessão especial com o documentário ‘Sou Eu’, que conta um pouco da história do Afoxé Omô Nilê Ogunjá. O evento é gratuito e começa às 20h.

Dia de terça-feira, no candomblé, é dia de cultuar Ogum. Além disso, comemora-se em 23 de abril o dia deste orixá, que no sincretismo com o cristianismo faz relação com São Jorge. É neste clima de homenagens que a Terça Negra convida o Coco Virado pra fazer o público a soltar o corpo e cair na dança deste ritmo tipicamente pernambucano. Depois, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá sobe ao palco com uma apresentação que glorifica as divindades espirituais das religiões de matriz africana.

Em seguida tem mais coco com o grupo da comunidade de Viana, em Camaragibe, o Coco Catucá. Fechando a noite, se apresenta o Maracatu Nação Porto Rico, homenageado do Carnaval do Recife e campeão do grupo especial da categoria Maracatu de Baque Virado, no Concurso de Agremiações da cidade deste ano.

A Terça Negra é um evento semanal criado para valorizar e dar visibilidade aos grupos musicais do Recife que trabalham com ritmos de origem africana. Realizado desde 2001, é uma promoção conjunta entre o MNU e a Secretaria de Cultura do Recife.

Cristiana Dias

Cristiana Dias

Maracatu Nação Porto Rico foi uma das homenageadas do Carnaval do Recife este ano

Edição do Projeto com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá

O projeto ‘Papo Som’, que antecede a Terça-Negra e começa às 18h, também no Pátio de São Pedro, exibirá o documentário ‘Sou Eu’, filme que fala sobre o Afoxé Omô Nilê Ogunjá, uma das atrações da noite. A sessão será seguida de um debate liderado pelo presidente do grupo, Dário Júnior, que vai falar sobre a relação do grupo com o bairro do Ibura.

Serviço
Terça Negra, antecedido pelo projeto Papo Som com o documentário “Sou Eu”
Terça (19) | 20h (sessão do filme às 18h)
Pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife.
Mais informações: (81) 3355 3310

< voltar para home