Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Cabo de Santo Agostinho recebe a 1ª Caminhada dos Terreiros do município

Ato será realizado com o intuito de combater a intolerância contra religiões de matrizes africanas e indígenas

Com o objetivo de combater a intolerância religiosa no Cabo de Santo Agostinho, representantes de expressões de matrizes africanas e indígenas promovem nesta quarta-feira (28) a 1ª Caminhada dos Terreiros do município. A partir das 14h, um cortejo vai sair da Praça Theo Silva e seguirá pelas principais vias do bairro até o Pátio da Estação Ferroviária, com a participação de adeptos do candomblé, umbanda e da jurema sagrada.

De acordo com Mãe Valda, do templo Ylê Asé Sango Ayrá Ibona, que fica no bairro de Pirapama, a proposta da caminhada surgiu após alguns vândalos queimarem o seu terreiro e a ameaçarem de morte. “É uma forma de protesto e para pedir respeito às pessoas. Que o poder público veja também que existimos e que não é mais possível sermos considerados invisíveis nesta cidade”, comenta ela. No primeiro semestre de 2016, outro terreiro situado no bairro Garapu também foi incendiado.

Divulgação

Divulgação

Grupo de Capoeira Bem Te Vi é uma das atrações

A Praça Theo Silva foi escolhida como ponto de partida por ser um marco histórico para a cultura negra no município. No local, foi demolida a única igreja que permitia o acesso dos negros após a abolição, para que a praça fosse construída. Durante a celebração, os participantes irão oferecer cânticos aos orixás e à jurema sagrada, seguidos de apresentações dos grupos de capoeira Bem-te-vi e Acarbo.

Ao término da caminhada, haverá a entrega de um documento às autoridades locais propondo uma data no calendário oficial do município voltada para o combate ao preconceito e à promoção da cultura africana e ameríndia. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Fundação de Educação e Cultura do Cabo (Fundecc).

Serviço
1ª Caminhada dos Terreiros do Cabo de Santo Agostinho
Quarta (28) | 14h
Saída da Praça Theo Silva, no centro da cidade
Gratuito

< voltar para home