Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Culinária afro-brasileira celebra o ciclo junino do Recife

Acontece nesta quinta-feira (19/06), a partir das 18h, na Praça do Arsenal, a 8ª edição da Exposição Culinária Afro-brasileira no Ciclo Junino. O evento, que possui a coordenação do Ilé Asé Egbé Awo, liderado pela ialorixá Mãe Elza de Yemojá, conta com a participação de chefes de culinária distribuídos em 10 stands, que irão oferecer gratuitamente ao público, pratos típicos dos festejos juninos com origem na gastronomia de matriz africana. Divulgação


A exemplo do mugunzá, vatapá, caruru e outros quitutes, a mostra também possui o intuito de celebrar rituais africanos, através de cânticos sagrados dedicados a Orisá Esú, Vodun, Nkise, Sangó, Hevioso e Nzazi. Nesta edição, o Terreiro Oxum a Jaraguá, que possui como representante a cozinheira Nailde Alves, será o homenageado entre os mais de 300 grupos da cultura afro-brasileira participantes.

Segundo a ialorixá mãe Elza, a mostra iniciada no Recife em junho de 2007, possui como objetivo reunir um público de diferentes religiões em torno desta confraternização, para quebrar preconceitos ainda existentes em relação à cultura e religiosidade afro-brasileira. “Nossa principal expectativa em relação ao evento vem crescendo a cada edição, promovendo a cultura de paz entre os participantes e demostrando que nossa tradição está inserida em costumes muitas vezes desconhecidos pelo público”, ressaltou a ialorixá.

< voltar para home