Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

FPNC Pesqueira promove tradições culturais indígenas

A comunidade Aldeia Cana Brava, na zona rural de Pesqueira, também recebe nesta sexta-feira (29), mais uma atividade do Festival Pernambuco Nação Cultural – 14ª Festa da Renascença. O espetáculo “O Espelho da Lua”, produzido pela equipe teatral da Tropa do Balaco Baco, da cidade de Arcoverde, será encenado a partir das 14h no polo de difusão cultural da comunidade. A peça aborda a relação entre tradições culturais indígenas e elementos da natureza, como a lenda amazônica sobre a origem da flor da Vitória Régia.

divulgação/Tropa do Balaco Baco

Desde a última terça-feira (26), oficinas de fotografia e de danças populares estão sendo ministradas na aldeia, possibilitando a aprendizagem de novos conteúdos relacionados a cada curso, exclusivamente para moradores da região.

Segundo Francisco de Assis, articulador regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, a programação do festival tem possibilitado um novo ciclo de aprendizagem aos grupos culturais já existentes, favorecendo o interesse de cada participante. “A Oficina de Danças Populares está sendo de grande importância para a demanda da Aldeia Cana Brava, especialmente por oferecer a grupos como a Companhia de Dança Cultura Viva, novas técnicas que podem ser exploradas em seus trabalhos, através do olhar experiente de Gilblênio Saadh”, explicou Francisco. “Já a Oficina de Fotografia, que está sendo ministrada por Rodolpho Araújo, também está sendo bem aproveitada por 25 jovens da Tribo Xucuru, possibilitando que técnicas básicas da fotografia profissional sejam aprendidas”, concluiu.

< voltar para home