Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Goiana recebe 1ª Caminhada dos Terreiros

Evento inclui outras atividades durante os dias 29 e 30 de abril, como exibição de filmes, palestra, mostra da gastronomia de terreiro e audiência pública.

Ernesto Rodrigues

Tendo como missão defender a tradição das comunidades afrodescendentes na região da Mata Norte de Pernambuco, a primeira edição da Caminha dos Terreiros acontece nesta quinta-feira (30), na cidade de Goiana. A programação do evento também agrega exibição de filmes no Cine Teatro Polytheama, além de palestra, mostra da gastronomia de terreiro e audiência pública debatendo pautas destas comunidades existentes na região.

As atividades são abertas ao público interessado em participar e nesta edição, a ialorixá Mãe Tota de Ogum Naruê, uma das mais antigas da região, será a homenageada, representando a importância dos valores culturais e religiosos de matriz africana na Mata Norte. De acordo com Sérgio Ricardo, diretor do recém-criado Departamento de Políticas Afrodescendente da Prefeitura de Goiana, a 1ª Caminhada dos Terreiros não é apenas um movimento religioso, mas sobretudo, político e cultural: “A intolerância religiosa é uma mácula que não atinge só as religiões de matrizes afro. Atualmente é possível acompanhar também manifestações de ódio atingindo várias igrejas cristãs”, ressalta.

O evento é uma realização da Prefeitura de Goiana em parceria com a Comissão dos Terreiros de Goiana, o Taxi Cultural e a Gapuia Comunicação, Turismo e Cultura.

Confira a programação:

Quarta-feira, 29 de abril:
Mostra de Filmes – Sessões: 15h e 19h
Local: Cine Teatro Polytheama
1º – Tem Preto na Tela, filme de Guitinho de Xambá
2º – Malunguinho, direção de Felipe Perez Carvalho

Quinta-feira, 30 de abril:
10h | Encontro das Mulheres Negras de Goiana
Local: Cine Polytheama
Palestra com Vera Baroni. Integrante do Comitê impulsor de Pernambuco da Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

12h | Comida de Santo
Uma ação que acontece em parceria com o Taxi Cultural e a Gapuia, Comunicação, Turismo e Cultura onde os Terreiros irão expor sua culinária ritualística para convidados.
Local: Terreiro de Pai Zé Carlos

15h | Audiência Pública
Local: Câmara dos Vereadores
Momento político onde serão debatidas as pautas levantadas pela população de terreiros afro-brasileiros e ameríndios. Abertura: Babalorixá Carmelo, professor Mestre da Faculdade de Formação de Professores de Goiana.

16h | Início da Caminhada
Os povos de terreiros saem em caminhada simbólica pelas ruas de Goiana em direção à Praça João Pessoa, onde será plantada uma muda de Iroco, árvore sagrada que no Brasil é conhecida por gameleira.
Trajeto: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Rua Santa Teresa, travessa dos Martírios, Rua dos Martírios, Rua Benjamim Constante, Rua Silvino Macedo, Rua Duque de Caxias, Rua Manoel Borba, Praça João Pessoa.

19h | Plantação do Iroco
Local: Praça João Pessoa
Após a plantação, os religiosos presentes farão uma apresentação musical ritualístico, o Xirê, onde serão saudadas as energias da natureza, com a participação do Afoxé Ylê de Egbá.

< voltar para home