Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

MUBAC com programação especial durante Mês da Consciência Negra

Fundarpe

O Museu do Barro de Caruaru (MUBAC), no Agreste do Estado, recebe neste mês de novembro, junto a outros espaços da cidade, a programação da III Semana da Consciência Negra, evento realizado em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Caruaru. A programação, que teve início na segunda-feira (3) passada, conta com exposições sobre candomblé, roda de capoeira, palestras, cine-debates e outras atividades culturais. A entrada no MUBAC custa R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia) e a visitação ao local pode ser feita de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Um dos destaques da iniciativa do Museu do Barro é a exposição Ágadá. Nela o visitante poderá conhecer melhor um terreiro de candomblé, com materiais e objetos doados por terreiros de Caruaru. O nome da mostra se deu porque na língua dos povos Iorubas, provenientes da África, Ágadá significa ‘barracão’, onde normalmente se armam os terreiros. A mostra será inaugurada neste sábado (8), às 19h, com a presença de vários pais e mães de santo, e ficará aberta ao público até o dia 23 de novembro.

Ainda no MUBAC, nos dias 18 e 25 de novembro, haverão cines-debates com a exibição, respectivamente, dos documentários A cidade das Mulheres, produzido e dirigido por Lázaro Faria, e Caixa d´água: Quilombo é esse?, de Everlane Moraes. As sessões terãoi início às 19h.

Museu do Barro de Caruaru

Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o MUBAC  destaca em suas coleções os principais polos de cerâmica popular da região, enfatizando sua preservação e promoção. O acervo do museu é composto por cerca de 2.300 peças, entre cerâmica utilitária, decorativa, figurativa e ex-votos. O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições. Além disso, o museu conta com uma sala para exposições de curta duração e ações educativas.

Confira a programação completa da III Semana da Consciência Negra:

Sábado (8) a 23/11
Exposição sobre candomblé (Ágadá)
De terça a domingo | 8h às 17h
Museu do Barro – Pátio de Eventos.

Terça (11) | 19h
Palestra sobre Igualdade Racial
CENIP – Agreste

Terça-feira (11) | 19h
Cine Debate: O Documentário “Atlântico negro – Na rota dos orixás” e apresentação da pesquisa sobre as comunidades tradicionais de terreiros de Caruaru seguido de debate com o público
UNIFAVIP

Terça-feira (18) | 19h
Cine Debate: O Documentário “A cidade das Mulheres”
Museu do Barro

Sexta-feira (21) | 19h
Atividades culturais e religiosas: Roda de jurema, Capoeira e Apresentação HIP-HOP.
Galpão da Estação ferroviária

Terça-feira (25) | 19h
Cine Debate: O documentário “Caixa d´água: Quilombo é esse?”
Museu do Barro

Quinta-feira (27)
Semana de culinária de santo na UNIFAVIP.

Sexta-feira (28)
Semana de culinária de santo na ASCESS.

Sábado (29)
IV Caminhada de Terreiros de Caruaru.

Quarta-feira (10/12) | 14h
Cine Debate: O documentário “Katia”
Auditório da UFPE (Campus Agreste)

< voltar para home