Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Pífanos, Caretas e Coco de Roda entre as atrações culturais do FPNC Sertão do Pajeú

A riqueza da cultura popular pernambucana também integra a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural que está animando, até o próximo domingo (3), Triunfo e outras cidades do Sertão do Pajeú.

Costa Neto

Na sexta-feira (01), os pífanos vão dar o tom de um animado encontro com a presença das bandas São Sebastião (do Sítio Brejinho de Ibitiranga), Santo Antônio e Mestre Antônio. O encontro de Bandas de Pífano começa às 17h, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. De lá, as bandas sairão em cortejo até o Palco do Projeto do Pipa – Polo Gastronômico e de Animação, onde vão se apresentar ao público.
Costa Neto

Já no sábado (02), a cidade de Triunfo vivenciará um tradicional cortejo abrangendo diversos grupos de Caretas da região, além da Orquestra de Frevo Isaias Lima.

Povos Tradicionais

No Quilombo Abelha, localizado a 11 quilômetros do centro de Triunfo, o sábado também será de festa da cultura tradicional. A partir das 21h, o grupo Coco das Abelhas irá animar a noite, promovendo o coco de roda com origem na própria comunidade. De acordo com Gal Almeida, articuladora regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult/PE, a importância desta apresentação se deve pela comemoração de dois anos do retorno do grupo às atividades culturais. “O Coco das Abelhas é uma tradição cultural que foi iniciada no Quilombo Abelha, mas que estava paralisada em virtude da falta de incentivo. No ano de 2012, o grupo retornou e já possui em andamento um novo projeto musical”, explicou Gal.

Costa Neto

Confira a programação completa de Cultura Popular e Povos Tradicionais no FPNC Sertão do Pajeú:

Cultura Popular

Sexta-feira, 01/08
17h30 – Apresentação de Bandas de Pífanos
Com Banda de Pífanos São Sebastião (Sítio Brejinho de Ibitiranga), Banda Santo Antônio e Banda do Mestre Antônio.
Local: Concentração no Polo Gastronômico e de Animação

Sábado, 02/08
17h – Cortejo dos Caretas de Triunfo
Com a Orquestra de Frevo Isaías Lima
Local: Saída da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e concentração no Polo Gastronômico e de Animação

Povos Tradicionais

Sábado, 02/08
21h – Grupo de Coco das Abelhas
Local: Quilombo Abelha – Carnaíba

< voltar para home