Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Polo Castainho reunirá cultura quilombola no FIG 2015

Apresentações artísticas e oficinas serão as atividades desenvolvidas no polo durante o FIG 2015, envolvendo também a participação dos quilombos Estivas, Estrela, Tigre e Timbó.

Comunidades quilombolas do Agreste Meridional estarão sendo representadas entre os dias 20 e 24 de julho, durante o 25º Festival de Inverno de Garanhuns, com programação envolvendo apresentações artísticas e oficinas, no polo cultural do Quilombo Castainho. Localizado a aproximadamente 5 km do centro da cidade, o espaço estará contando com artistas e grupos culturais dos quilombos Estivas, Estrela, Tigre e Timbó.

Paulo Sérgio Sales

Paulo Sérgio Sales

Realização da Oficina de Dança Afro Tribal para adolescentes e adultos quilombolas, durante o 24º FIG.

A programação também inclui oficinas de percussão inclusiva, dança afro tribal e educação com jogos e brincadeiras, direcionadas exclusivamente para moradores das comunidades quilombolas. Para Gal Almeida, articuladora regional da Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, as atividades de formação cultural nesta edição pretendem promover a valorização cultural de segmentos como música e dança, que já possuem grupos formados nas comunidades.

“Em mais um ano de festival, estamos objetivando promover a cultura mantida por estas comunidades, interligando o que já é produzido com a atualização necessária de conteúdos que serão ministrados. As ações realizadas tradicionalmente no Polo Castainho durante o festival, visam especialmente contribuir com o processo cultural histórico destes grupos”, ressaltou Gal. “Para as crianças quilombolas que estiverem presentes no polo, a Oficina de Jogos e Bricadeiras pretende atender as demandas destes povos tradicionais, com um olhar mais próximo do que eles estão acostumados no cotidiano, mas de uma forma que também cumpra o quesito da educação agregado ao divertimento”, comentou.

Costa Neto

Costa Neto

Balé Afro Raízes, uma das atrações culturais que estarão se apresentando no Polo Castainho.

Das apresentações artísticas, um dos destaques do polo será a apresentação de dança do Balé Afro Raízes, originado em Olinda. Composto apenas por integrantes do sexo masculino, o grupo possui como missão desencadear em suas atividades, a continuidade da cultura de matriz africana no desenvolvimento da dança contemporânea. Na apresentação que será realizada na sexta-feira (24), a partir das 16h, o Balé Afro Raízes estará proporcionando o espetáculo “Senzala”.

Os quilombos Timbó e Caluête também irão receber durante o FIG 2015, a atividade “Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 – Sensibilização para preservação do patrimônio histórico cultural”, desenvolvida pela equipe de Educação Patrimonial da Fundarpe. Sendo realizada de maneira lúdica, a atividade objetiva explorar questões artísticas e potencialidades existentes em Pernambuco, envolvendo os diversos patrimônios culturais.

Confira a programação:

Cultura Tradicional

- Terça-feira, 21/7
17h30 – Percussão Afro Estrela (Quilombo Estrela)

- Quarta-feira, 22/7
17h30 – Coco do Mestre Juarez (Quilombo Timbó)

- Quinta-feira, 23/7
17h30 – Dança Afro Tigre (Quilombo Tigre)

- Sexta-feira, 24/7
15h30 – Negra-Atitude (Quilombo Estivas)
17h30 – Quilombo Axé (Castainho)

Circo

- Terça-feira, 21/7
17h – Café Pequeno da Silva e Psiu
Richard Riguetti – Grupo Off-Sina (RJ)

Dança

- Sexta-feira, 24/7
16h – Senzala
Balé Afro Raízes (PE)

Teatro para a Infância

- Quinta-feira, 23/7
17h – Flor da Vida
Teatro Mototóti (RS)

Oficinas

- Música | Percussão Inclusiva
Facilitador: Jorge Riba
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Dança | Dança Afro Tribal
Facilitadores: Paulo Queiroz e Gilson Gomes
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Oficina de Jogos e Brincadeiras
Facilitadores: Anna Rita e Wesley Italo
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Sensibilização para preservação do patrimônio histórico cultural
Dia 21/7 – Quilombo Timbó | 9h às 17h
Dia 25/7 – Quilombo Caluête | 9h às 17h

< voltar para home