Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Reunião na Secult-PE discutiu Plano Pernambuco Quilombolas

Minuta do plano será lançada no dia 21 de março, pelo Governo de Pernambuco

Divulgação

A Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco foi recebida na manhã desta quarta-feira (24/2), na sede da Secretaria de Cultura de Pernambuco, para discutir as propostas de base do Plano Pernambuco Quilombolas (PPQ). A reunião também contou com a participação de membros da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, através da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial.

A minuta do plano, que será lançada no próximo dia 21 de março, aborda temáticas como o fortalecimento de iniciativas culturais quilombolas, promovendo cursos de formação de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade, incluindo, elaboração e gestão de projetos para acessar o Funcultura e outros prêmios e editais do Estado. Outro ponto importante que será levado em consideração diz respeito ao fortalecimento e preservação das identidades e  tradições socioculturais nas comunidades quilombolas.

O PPQ, que possui como objetivo principal consolidar a política do governo junto às comunidades quilombolas, visa tornar visíveis as ações previstas para o Triênio (2016/2019). “Este é um momento para a Política de Cultura do Estado, no qual estamos formalizando uma ação de governo integrada com outras secretarias”, destacou Francisco de Assis, representante da Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE.

“Muitas destas ações, a Secretaria de Cultura já vem realizando a partir do diálogo com a Comissão Estadual Quilombola, ratificando o compromisso com todas as comunidades tradicionais do Estado”, concluiu Francisco. Entre exemplos de ações já em andamento, destaque para as oficinas que compõem o Ciclo de Capacitação Regionalizada para editais do Funcultura, que contemplam comunidades quilombolas e também indígenas do estado.

< voltar para home