Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Secult e Fundarpe promovem reuniões com povos ciganos do estado

O momento é de articulação para o Encontro Regional do Nordeste de Ciganos

Com o objetivo de planejar o 1º Encontro Regional do Nordeste de Ciganos, que será realizado na cidade de Souza (PB), nos dias 10 e 11 de julho, a Secult-PE e a Fundarpe recebem a partir desta segunda (15), representantes desta população tradicional em Pernambuco. As reuniões preparatórias acontecem até a próxima quarta-feira no hall da Fundarpe, onde terá uma tenda cigana disponível ao público para demonstrar um pouco de suas tradições culturais. Já na quarta-feira (17), das 14h às 17h, o Teatro Arraial Ariano Suassuna estará recebendo a reunião geral do encontro.

Divulgação

Divulgação

Representantes da ACIPE – Associação dos Ciganos de Pernambuco, durante reunião para o 1º Encontro Regional de Povos Ciganos do Nordeste.

“As reuniões vão contar com  participação de representantes das 22 comunidades ciganas espalhadas por Pernambuco. A ideia é promover uma melhor articulação, já que nosso estado, representado pela Secult, Fundarpe e Associação dos Ciganos de Pernambuco, integra a Coordenadoria Executiva do Encontro“, afirma Francisco de Assis, articulador regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o 1º Encontro Regional do Nordeste de Ciganos, Pernambuco faz parte da coordenação executiva, através da Fundarpe, Secult-PE e Semas.

A Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, e secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, também estarão presentes, além de representantes de órgãos com atuação na defesa de direitos humanos como Ministério Público, Assembleia Legislativa de Pernambuco e Ordem dos Advogados do Brasil. Ao final das reuniões desta semana, os participantes vão definir a delegação que vai representar o estado no encontro regional.

Serviço:
Reuniões Preparatórias do 1º Encontro Regional do Nordeste de Ciganos

Período: de 15 a 17 de junho
Horários: segunda (15) e terça-feira (16), das 9h às 17h no hall da Fundarpe com tenda cigana; na quarta-feira (17), das 14h às 17h no Teatro Arraial Ariano Suassuna.
Local: Fundarpe e Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, nº 463/496, bairro da Boa Vista, no Recife)
Evento destinado aos povos ciganos do Estado de Pernambuco.

< voltar para home