Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Secult, Fundarpe e MST promovem oficinas culturais em Caruaru

Por meio da Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais, o sistema Secult-PE/Fundarpe, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), oferece nos dias 17 e 18 de setembro uma série de oficinas culturais no Assentamento Normandia, em Caruaru. A programação tem o objetivo de contribuir com o Ciclo de Formação Política das lideranças do movimento.

Roberta Guimarães

Roberta Guimarães

Atividades integram Ciclo de Formação Política do MST no estado

Sessenta jovens de 18 a 29 anos vão participar dos minicursos de Elaboração de Projetos Culturais, Dança Popular, Teatro, Serigrafia, Estamparia, e Jogos e Brincadeiras. As oficinas foram escolhidas conjuntamente com integrantes da Coordenação Estadual do Movimento.  ”Os oficineiros e as oficineiras vão trocar experiências entre campo, cidade e comunidades tradicionais. São pessoas com habilidades de uso da linguagem cultural como ferramenta formativa, com largas experiências em suas áreas”, comenta Chiquinho de Assis, coordenador de Povos Tradicionais da Secult-PE.

Outras atividades serão oferecidas até dezembro com mais comunidades rurais em parceria com a FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco), também com povos indígenas, quilombolas e ciganos do Estado.

OFICINAS NO ASSENTAMENTO NORMANDIA – CARUARU 

Danças Populares
Facilitadora: Tamires de Souza, dançarina e educadora, participa de entidades e grupos como Daruê Malungo e Grupo de Apoio Mutuo Pé No Chão.

Teatro
Facilitador: Cícero Evaldo, filho de assentado, ator, coreógrafo, educador.

Estamparia 
Facilitadora: Sintia Alves, atriz, educadora e artista plástica.

Serigrafia
Facilitador: Luiz Jurandir, educador, designer gráfico, trabalhou nos programas de Animação Cultural das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Jogos e Brincadeiras
Facilitador: Lucas Silva, ator, educador, participou recentemente de uma colônia de férias na Itália facilitando oficina de Brincadeiras e confecção de brinquedos populares.

Elaboração de Projetos Culturais
Facilitadores: Coordenação para Povos Tradicionais e Populações Rurais/Secult-PE

< voltar para home