Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Povos Tradicionais e Populações Rurais

Tradições ciganas em exposição no hall da Fundarpe

Espaço contempla práticas culturais dos povos ciganos, como interpretação de cartas de tarot e a leitura de mãos.

Costa Neto

Costa Neto

Interpretação das cartas de tarot é um dos serviços ciganos oferecidos na tenda.

Fazendo parte da programação que pretende reunir representantes das 22 comunidades ciganas no Estado, a Associação dos Ciganos de Pernambuco (ACIPE) está expondo até quarta-feira (17), no hall de entrada da Fundarpe, um pouco do que constitui os saberes culturais e costumes tradicionais destes povos.

Costa Neto

Costa Neto

Enildo Soares Calon, presidente da Associação dos Ciganos de Pernambuco.

No espaço, os visitantes poderão tomar o chá cigano (chao romano), composto por ervas doces e frutas como uvas e pêssegos, sentindo o aroma de incensos em um altar montando com a imagem da Santa Sara, padroeira dos ciganos. Segundo Enildo Soares Calon, presidente da ACIPE, o objetivo da mostra é retratar a dimensão desta religiosidade para quem ainda não conhece as raízes ciganas. “Queremos possibilitar ao público leigo que visita a Fundarpe durante estes três dias, as vivencias de nossas raízes, onde também estão disponíveis consultas com o tarot e a quiromancia (leitura das mãos)”, explicou Enildo.

Costa Neto

Costa Neto

Cigana Cris Soares durante ritual para início da sessão com interpretação das cartas de tarot.

Para Cris Soares, que há 10 anos busca auxiliar a quem lhe procura com a leitura das cartas de tarot, este é o momento oportuno para refletir sobre quais caminhos que ainda podem ser modificados através de uma primeira sessão. “Minha interpretação não se trata de uma adivinhação para o futuro, mas sim, uma síntese com base nas cartas escolhidas por quem me procura, para que ele mesmo possa tirar suas próprias conclusões das análises feitas”, disse a cigana.

Na quarta-feira (17), a tenda cigana fica disponível ao público até às 12h. Neste mesmo dia, a partir das 14h, o Teatro Arraial Ariano Suassuna estará recebendo a reunião geral para compor a delegação cigana de Pernambuco, que vai representar as comunidades do estado no 1º Encontro Regional do Nordeste de Ciganos, que será promovido na cidade de Souza, na Paraíba, nos dias 10 e 11 de julho.

Serviço:
Tenda Cigana no hall da Fundarpe

Período: de 15 a 17 de junho
Horários: segunda (15) e terça-feira (16), das 9h às 17h; quarta-feira (17), das 9h às 12h
Local: Hall da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463/496, bairro da Boa Vista, no Recife)

< voltar para home