Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Agentes culturais do Agreste debatem composição dos Conselhos de Cultura

Lais Domingues

Lais Domingues

Escuta em Caruaru reuniu mais de 70 trabalhadores da Cultura.

A cidade de Caruaru recebeu a segunda audiência pública sobre a composição do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, na manhã desta terça-feira(28/04). Mais de 70 pessoas entre artistas, produtores culturais e  gestores públicos de várias cidades do Agreste, se encontraram no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP para debater a proposta da SecultPE/Fundarpe de reformulação dos conselhos.

O protagonismo cultural do interior pernambucano e a participação dos agentes culturais do Agreste na composição das cadeiras dos conselhos foram os principais questionamentos dos trabalhaou dores da Cultura no debate desta terça-feira. Por isso, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, lembrou que “o lugar de se discutir a interiorização e as políticas de descentralização da Cultura é justamente o conselho”, e afirmou que o mais importante agora é garantir uma boa mobilização entre os agentes culturais de cada região para que o processo eleitoral seja realmente representativo e democrático. “Precisamos garantir também as potencialidades culturais de cada cidade nas plenárias onde serão eleitos os representantes, mesmo que a gente faça em mais de uma cidade o mesmo fórum. A ideia é garantir a participação equitativa”, reforçou ela.

Com inscrições por todo o Estado e em formato simplificado, o secretário de Cultura Marcelino Granja afirmou que as audiências já estão provocando o início das mobilizações, e repetiu parte do discurso realizado na audiência da Região Metropolitana do Recife – que aconteceu no último dia 22 de abril: “é necessário uma grande mobilização de vocês. Inscrevam-se! Por que isso é que vai abalizar depois o nosso processo de organização dos fóruns temáticos: a quantidade de inscritos e de onde são os inscritos…”, disse ele.

Agora é no Sertão
A terceira e última audiência pública para debater a composição dos conselhos acontece na próxima terça-feira (05/05), na cidade de Salgueiro. Os interessados – de qualquer parte do Estado – poderão participar presencialmente no Auditório do Salgueiro Plaza Hotel, a partir das 15h.

Acesse AQUI a proposta da gestão estadual para composição dos conselhos e forma de eleição dos representantes da sociedade civil.

Participe! O acesso é livre, não é necessário realizar inscrição prévia.

< voltar para home