Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Com apoio do Governo de Pernambuco, Festival Varilux chega ao Cine São José

Equipamento recebe a programação, numa parceria entre a Secult-PE e Fundarpe e o Consulado Geral da França

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

“Através do fogo”, de Frédéric Tellier, é um dos filmes em cartaz no Cine São José durante o Festival Varilux

Com a iniciativa de estimular a cooperação internacional no setor da cultura, o Governo de Pernambuco apoia mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês 2019, democratizando o acesso ao evento para várias salas de cinema do estado. Uma dessas salas é o Cine São José, em Afogados da Ingazeira, que recebe quatro filmes que fazem parte da programação do festival. Na próxima terça-feira (18) e quarta-feira (19), o público poderá assistir aos filmes: “Finalmente Livres”, de Pierre Salvadori; “A Revolução em Paris”, de Pierre Schoeller; “Através do Fogo”, de Frédéric Tellier; e “O Professor Substituto”, de Sébastien Marnier. A entrada é gratuita e as sessões acontecem às 15h e 19h.

A parceria entre a Secult-PE e Fundarpe tem como objetivo estimular a cooperação internacional no setor da cultura através do Programa Cine de Rua, que oferta produções audiovisuais para diversos cinemas do Recife e interior do Estado.

Segundo Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, essa parceria busca estimular a cooperação da atual gestão da Secult-PE/Fundarpe com parceiros e instituições internacionais. “É com bastante entusiasmo que damos início à programação do Festival de Cinema Varilux em Pernambuco, uma iniciativa que só foi possível com a união de diversos agentes públicos e da sociedade civil comprometidos com a democratização da cultura em todo o estado”.

 

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

A Revolução em Paris”, de Pierre Schoeller, também integra a programação

De acordo com Silvana Meireles, secretária-executiva de Cultura, o Programa Cine de Rua torna possível a democratização dos espaços públicos para a promoção do acesso à cultura. “O Cine de Rua é formado por representantes do poder público e da sociedade civil que, desde 2016, discutem e planejam a reinserção de salas de cinema no circuito de exibição audiovisual pernambucano”, explica Silvana Meireles, ressaltando que há três anos o programa é parceiro do Festival Varilux.

Além do Cine São José, a Secult-PE e Fundarpe levarão a sétima arte francesa para outras salas do estado através do Programa Cine de Rua, que fará o festival circular também pelo Cinema São Luiz (Recife), Cineteatro Guarany (Triunfo) e Armazém da Criatividade (Caruaru).

A realização do Festival Varilux é da BonFilm, e os parceiros para a realização da programação no Cinema São Luiz e nas salas do interior, além da Secult-PE e Fundarpe, são: Consulado Geral da França para o Nordeste, Prefeitura Municipal de Triunfo, Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, e Armazém da Criatividade – Porto Digital.

O Festival - A primeira edição do Festival Varilux foi realizada em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades.

Confira a programação do Festival de Cinema Francês Varilux 2019 no Cine São José com apoio do Governo de Pernambuco:

CINE TEATRO SÃO JOSÉ
(Rua Newton César de Macedo Lima, s/n, Afogados da Ingazeira)

Terça-feira (18)
FINALMENTE LIVRES
15h
Classificação: 14 anos

A REVOLUÇÃO EM PARIS
19h
Classificação: 14 anos

Quarta-feira (19)
ATRAVÉS DO FOGO
15h
Classificação: 14 anos

O PROFESSOR SUBSTITUTO
19h
Classificação: 14 anos

CONFIRA A SINOPSE DOS FILMES DO FESTIVAL VARILUX 2019:


FINALMENTE LIVRES
En liberté
De Pierre Salvadori
Com Adèle Haenel, Pio Marmai, Audrey Tautou, Damien Bonnard
2018- Comédia – 1h47
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.


A REVOLUÇÃO EM PARIS
Un peuple et son roi
De Pierre Schoeller
Com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Louis Garrel, Laurent Lafitte
2018 – Drama histórico – 2h01
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.


ATRAVÉS DO FOGO
Sauver ou périr
De Frédéric Tellier
Com Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Chloé Stefani
2018 – Drama – 1h56
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Franck é bombeiro de Paris. Ele salva pessoas, é feliz. Durante uma intervenção num incêndio, ele se sacrifica para salvar seus homens. Ao acordar num centro de tratamento de queimaduras graves, ele entende que seu rosto se derreteu nas chamas. Ele terá que reaprender a viver e aceitar a ser salvo agora.


O PROFESSOR SUBSTITUTO
L’heure de la sortie
De Sébastien Marnier
Com Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Pascal Greggory
2019 – Suspense – 1h43
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Quando Pierre Hoffman entra para o prestigioso colégio Saint Joseph, ele detecta na turma do nono ano, uma hostilidade difusa e uma violência surda. Será que é porque o professor de francês acabou de se jogar pela janela no meio da aula? Ou porque é uma espécie de turma piloto de crianças superdotadas? Ou porque parecem aterrorizados pela ameaça ecológica e perderam qualquer esperança no futuro? Da curiosidade à obsessão, Pierre vai tentar descobrir o segredo…

< voltar para home