Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Etapa estadual das eleições do CNPC reúne dezenas de fazedores de Cultura no Recife

Até a sexta-feira (11), mais de doze mil pessoas já haviam se inscrito em todo país para votar e/ou serem votadas nos fóruns nacionais, de onde sairão os novos membros do Conselho Nacional de Políticas Culturais

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

O período de votação nos candidatos ao Conselho vai até 27 de outubro, pela internet

Artistas e produtores culturais participaram na sexta-feira, (11/9), da ação presencial do processo eleitoral que vai eleger os novos membros do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cultura.gov.br/votacultura até o dia 26 de setembro. O período de votação se estenderá até o dia 07 de outubro, pelo mesmo site. Quem optou por estar presente no encontro promovido pelo Ministério da Cultura, no Recife, pôde trocar ideias com agentes da cultura dos mais variados segmentos, além de ouvir o secretário de Articulação Institucional do Minc, Vinícius Wu, que ressaltou a importância do avanço da participação social na elaboração das políticas públicas do Estado como forma de fortalecimento da própria política, da cidadania, dos recursos destinados à esta, entre outros benefícios.

“Optamos este ano por um modelo mais aberto, democrático e participativo de eleição, onde além dos votos presenciais, é possível votos pelos meios digitais. Ano passado mobilizamos cinco mil pessoas em todo processo, hoje já estamos com mais de 12 mil pessoas inscritas em todo país e esse número pode até triplicar até o final das inscrições”, disse o secretário, fazendo um balanço parcial e uma avaliação de todo processo.

Quem esteve presente na Jump Brasil – aceleradora de empresas localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife – aprovou o modelo de votação. “A cultura é para todos, não só para os que a realizam, por isso aprovei este modelo que não obriga comprovação de ligação com a cultura para poder votar. A não ser para quem é candidato, mas quem não é pode votar de acordo com a sua maior identidade cultural”, avaliou a escritora Maria de Andrade, que também integra a setorial de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

“A participação popular é muito importante na cultura. Antes, esse diálogo só estava aberto para pesquisadores e acadêmicos. Hoje, já podemos estar aqui, votando e sendo votados”, diz Eduardo Manoel, da área da cultura popular, mais especialmente as quadrilhas juninas em comunidades do Recife. A artesã Ester Bispo também preferiu fazer a sua inscrição no modelo presencial. “Atuava como militante da moda sozinha, com as comunidades onde trabalhava a autoestima das mulheres, mas agora quero estar mais próxima dos grupos que estão pensando a cultura”, pontuou.

ELEIÇÃO NACIONAL – Os fóruns nacionais setoriais, nos quais serão eleitos os representantes da sociedade civil do CNPC, acontecerão em novembro, em alguns estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Além do Fórum Setorial de Cultura de Povos Indígenas, que já aconteceu em São Paulo, de 9 a 16 de setembro, acontecerão mais três fóruns setoriais. No Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro ocorrerão os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de: Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. O Distrito Federal sediará, de 10 a 20 de novembro, os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT de Museus. E, de 14 a 29 de novembro, em Serra Talhada, Pernambuco, ocorrem os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira.

< voltar para home