Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Gilberto Freyre Neto e Marcelo Canuto assumem compromissos com as políticas culturais

Secretário Estadual de Cultura e Presidente da Fundarpe, respectivamente, apresentaram aos servidores e à classe artística algumas prioridades da Gestão Estadual para os próximos quatro anos

Em cerimônia que superlotou o Teatro Arraial Ariano Suassuna nesta terça-feira (22), o novo Secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e o recém-empossado Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, receberam autoridades, artistas, produtores culturais e os servidores do Sistema Secult/Fundarpe.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Cerimônia superlotou o Teatro Arraial Ariano Suassuna

Contando ainda com as participações da ex-secretária de Cultura, Antonieta Trindade; e do ex-vice-presidente da Fundarpe, Guido Bianchi, o ato de transmissão dos cargos foi marcado pela reafirmação e pelo compromisso de aperfeiçoar a política cultural em curso nos últimos anos, que tem fortalecido estruturas de incentivo, de estímulo à formação cultural e de democracia participativa.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

O Secretário Gilberto Freyre Neto ressaltou compromissos com a descentralização da política pública e a desconcentração de recursos

“Temos um rico patrimônio, toda uma infraestrutura de gestão e um dos sistemas de fomento mais modernos. São legados importantes, que podem ser alavancados a partir de um monitoramento ainda mais eficiente e da formação de indicadores maduros, que se transformem em informações relevantes sobre as cadeias da cultura”, apontou Gilberto. Para o Secretário, “há duas questões muito importantes neste momento para a Cultura: desconcentração e descentralização”. O objetivo é espalhar ainda mais as ações culturais pelo Estado, “colocar recursos humanos e econômicos neste sentido, apoiar a liberdade de criação artística, dar vida aos nossos equipamentos culturais, aproximando-os das pessoas ao seu redor”, complementou.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Servidores, artistas, autoridades e produtores culturais participaram do momento

Manifestando o desejo de tornar a Cultura “um grande embaixador de Pernambuco”, Gilberto anunciou ainda que o “grande desafio é trazer novas receitas para o desenvolvimento das políticas, captar recursos e realizar grandes projetos no Estado”.  Para trilhar este caminho, o Secretário lembrou a importância de reforçar a atuação dos Conselhos, a partir da pactuação de responsabilidades; e ainda ampliar o diálogo com todo o conjunto da sociedade, incluindo as instituições do terceiro setor.

GESTÃO EFICIENTE E DEMOCRÁTICA

O novo Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, iniciou sua saudação registrando “a alegria por estar de volta”. “Desde 2010, ainda na Casa Civil, já vinha aprofundando a relação com a pasta, auxiliando o Secretário de Cultura. Quando assumi a Secretaria, em 2013, vivíamos um momento econômico favorável, hoje estamos em uma grave crise de dimensão nacional. Mas isso não nos desanima, ao contrário, nos empurra pra frente, pra uma gestão de responsabilidade, que alie racionalidade à criatividade”, convocou Canuto.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Marcelo Canuto destacou a importância de fortalecer uma gestão democrática, ouvindo a classe artística e todo o conjunto da sociedade

Lembrando o papel estratégico que a inovação precisa assumir em tempos difíceis, o Presidente destacou que “é possível construir caminhos para superarmos os desafios” e que “este é um ambiente muito rico, forte, um ambiente da democracia, do diálogo e da militância pela cultura”. Com esta clareza, Canuto reafirmou o compromisso de promover “uma gestão democrática, centralizada no diálogo não só com os Conselhos, mas com a rua, com os cidadãos, com os servidores, num grande esforço para materializarmos um objetivo comum que é fortalecer a cultura pernambucana”.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Diego Cabral e Novinho da Paraíba também prestigiaram a cerimônia

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli, compareceu ao ato

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Silvana Meireles, no centro da imagem, permanece como Secretária Executiva Estadual de Cultura

< voltar para home