Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Governo de Pernambuco confirma Cantata Natalina para o dia 6 de dezembro

Tradicional evento do nosso Natal será na Praça da República, no Recife, em parceria com a Prefeitura do município e os poderes Legislativo e Judiciário

O Governo do Estado, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) uniram esforços e celebram, este ano, uma Cantata Natalina especial, no próximo dia 6 de dezembro, na Praça da República, área Central do Recife. O tradicional evento contará com três palcos montados para receber uma rica programação que começará às 17h.

Wagner Ramos/SEI

Wagner Ramos/SEI

Primeira-dama do Estado anunciou a programação do evento

Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (24/11), a primeira-dama, Ana Luiza Câmara, anunciou os detalhes da celebração. É a primeira vez que os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário se uniram para a realização da Cantata Natalina da cidade.

“Essa Cantata Natalina é inédita. Nunca houve a congregação de todos os Poderes. Juntos, inauguraremos a festa de Natal e a decoração da Praça da República. De uma forma integrada, harmônica e respeitosa, todos – autoridades e a população – poderão desejar muita paz e harmonia. Além do desejo de um ano novo bem melhor do que esse que nós enfrentamos”, afirmou Ana Luiza.

A ação integrada foi uma saída encontrada pelo Governo do Estado para a manutenção do evento diante da crise econômica nacional. Com a colaboração de todos os parceiros, o evento não só foi mantido como ampliou seu formato, o que tornará a festa natalina da capital ainda mais bonita.

A Cantata Natalina deste ano contará com apresentação de corais e sinfônicas, além de grupos culturais, pastoris e reisados, a partir das 17h. O público terá apresentações da Orquestra e Coral Criança Cidadã; Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife; além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

Divulgação

Divulgação

Orquestra Criança Cidadã é uma das atrações confirmadas

A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, classificou o ato como um presente para a população, que, em tempos de desafios, precisa acreditar em um 2016 melhor e mais justo. “Esse gesto é para provar que juntos, fazemos mais”, destacou Cristina.

Os detalhes do projeto foram apresentados por André Brasileiro, gerente de equipamentos da Fundarpe. O gestor revelou que a apresentação vai contar com mais de 300 artistas que vão interagir com o público na praça. “Essa vai ser uma apresentação circular, que começa no Palácio da Justiça e termina no Palácio do Governo, passando ainda pelo Teatro Santa Isabel”, frisou André.

Sobre as atrações selecionadas para a cantata, a primeira-dama salientou a preocupação de incluir no projeto da Cantata Natalina apresentações que dialogassem com as tradições culturais pernambucanas. “Escolhemos atrações que valorizam a nossa cultura, cores e tradições. Elas dialogam com a cultura universal, mas também com a nossa cultura, do Nordeste e do Brasil”, frisou a primeira-dama do Estado.

Também participaram da coletiva Luiza Nogueira, esposa do vice-governador, Raul Henry; a deputada estadual Simone Santana, que representou a Alepe; e Márcia Amaral, em nome do TJPE.

Confira os detalhes:

17h – Apresentações do Pastoril Giselly Andrade e do Reisado Imperial
Local: Praça da República

18h – Apresentação da Orquestra e Coral Criança Cidadã
Local: Palácio da Justiça

18h20 a 18h25 – Deslocamento do público

18h25 – Apresentação da Banda Sinfônica Cidade do Recife
Local: Teatro de Santa Isabel

18h45 a 18h50 – Deslocamento do público
18h50 – Apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmera do Conservatório Pernambucano de Música e do Coral da Alepe

CENÁRIO
Para compor a festa, a Praça da República receberá uma iluminação especialmente preparada para o Natal, que será inaugurada no mesmo dia da Cantata. No entorno da Praça, o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel também estarão com iluminação temática. A decoração da festa contará também com um Presépio. A fonte da Praça da República estará funcionando, complementando a beleza do espaço. Todos os portões de acesso à Praça estarão abertos.

ESTACIONAMENTO/TRANSFER
Para garantir o conforto, segurança e mobilidade do público, quem for ao evento de carro contará com três pontos de estacionamentos gratuitos: as sedes da Prefeitura do Recife, do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF5) ambos situados na Avenida Cais do Apolo, além da Assembleia Legislativa, situada na Rua da Aurora. O transporte do público será realizado por ônibus cedidos pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco). O embarque e desembarque para aqueles que estacionarem seus veículos na sede da Prefeitura ou no TRF5 será realizado na Rua Martins de Barros (em frente à Secretaria da Fazenda). Já o embarque e desembarque daqueles que preferirem estacionar na Alepe será feito na Rua do Sol, em frente ao Liceu de Artes e Ofícios. Todos os portões de acesso à Praça estarão abertos.

ACESSIBILIDADE
As pessoas com necessidades especiais contarão com um serviço de transfer especial. O transporte dos passageiros será realizado por veículos adaptados do programa estadual PE Conduz, a fim de garantir comodidade e integridade física dos usuários. E mais: toda a programação contará com tradução em Libras para as pessoas surdas e audiodescrição para os cegos.

SEGURANÇA
A Polícia Militar fará a segurança do evento com policiamento ostensivo e apoio da Central de Vídeomonitoramento. A Guarda Municipal do Recife estará a postos com 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional. O Corpo de Bombeiros será responsável pelo socorro de urgência, atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.

TRÂNSITO
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego para a Cantata Natalina. A operação vai ter início na noite da sexta-feira (4), com o monitoramento da área durante a montagem da estrutura do evento. Na ocasião, nenhuma via deverá ser interditada. Já no domingo (6), a partir das 16h, todo o entorno da Praça da República será interditado, na altura dos cruzamentos com a Ponte Buarque de Macedo e a Avenida Dantas Barreto. Dessa forma, os condutores que desejarem acessar o Bairro do Recife deverão realizar o desvio pela Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros, depois acessar a Ponte Buarque de Macedo, que terá sua circulação mantida. Já as pessoas que pretendem sair do Bairro do Recife deverão utilizar a Avenida Cais do Apolo. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito será utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores.

CONTROLE URBANO
A Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) também montou um esquema especial para garantir a organização dos espaços públicos e o controle do comércio informal durante a Cantata Natalina. No total, 22 fiscais vão estar dispostos em pontos de monitoramento realizando rondas para coibir abusos e irregularidades. Apenas ambulantes cadastrados para o Bairro do Recife vão poder comercializar no evento, desde que nos locais indicados e com equipamentos autorizados.

CICLOFAIXA
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fará uma alteração no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em função da Cantata Natalina. Apenas no dia 6 de dezembro será desativado o trecho da ciclofaixa da Ponte Princesa Isabel e o trecho em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

< voltar para home