Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Nota de Pesar pelo falecimento de Ariano Suassuna

Ricardo Moura
“O Brasil perdeu o maior defensor de sua cultura popular. Mais que um criador de um movimento cultural, que batizou de Armorial, Ariano foi a própria síntese do que a gente chama de Cultura Brasileira, em suas mais diversas expressões: a música, o teatro, a literatura, as artes visuais, o cinema, o artesanato e arquitetura.

O seu comprometimento com a cultura genuinamente brasileira marcou sua obra e suas aulas em defesa de uma produção rica em símbolos e conceitos criados a partir das matrizes de formação do povo brasileiro.

Ariano fez sua última aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, na última sexta-feira (18). O mestre recordou o início de sua carreira como professor e o motivo pelo qual, mais recentemente, criou o modelo das aulas-espetáculos, dando continuidade à sua missão de transmitir conhecimentos e defender a produção artística nacional.

Incansável nessa missão de produzir novas obras, ensinar e preservar, Ariano deixa uma marca profunda e permanente na cultura do Brasil. Traduzido em vários países, também deixa seu legado para além de nossas fronteiras. A obra de Ariano deve agora ser preservada por todos e difundida para que, como fez com suas aulas, seja aprendida e discutida, sirva sempre de inspiração e desafio para as novas gerações”.

Marcelo Canuto 
Secretário de Cultura de Pernambuco

Severino Pessoa
Presidente da Fundarpe

< voltar para home